Portugal registou esta sexta-feira 14 mortes atribuídas à Covid-19, 2.370 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, uma subida nos internamentos em enfermaria e uma diminuição nas unidades de cuidados intensivos, segundo dados oficiais.
No ano letivo 2021/2022, as máscaras vão manter-se obrigatórias nas escolas, revelou o Expresso, na quinta-feira. De acordo com o jornal, a chegada no novo ano letivo não trará muitas mudanças no quotidiano no que à pandemia diz respeito. A alteração mais relevante estará relacionada com uma possível redução dos dias de isolamento mediante contacto de risco.
A Direção Geral de Saúde (DGS) anunciou, na quinta-feira, que a taxa de ocupação do público nos recintos desportivos vai aumentar para 50% da lotação, substituindo o limite atual de 33% imposto no âmbito das restrições da pandemia.
Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Suspendemos aqui o registo de hoje. O acompanhamento será retomado na manhã de quarta-feira. Já sabe, consulte a informação no site da DGS e acompanhe sempre as comunicações das autoridades competentes. Caso tenha sintomas:
SNS24 de Portugal Continental: 808 24 24 24
SNS24 da Madeira: 800 24 24 20
SNS24 dos Açores: 808 24 60 24
Só quer tirar dúvidas? Não assoberbe as linhas telefónicas: atendimento@sns24.gov.pt
23h43 - Estudo sugere que variante Delta duplica risco de internamento. As pessoas infetadas com a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 poderão correr o dobro do risco hospitalização com covid-19 do que as que contraem a variante Alpha, sugere um estudo publicado hoje na revista médica Lancet Infectious Diseases.
23h37 - Certificado de vacinação não deve ser condição indispensável para viajar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) defendeu hoje que o certificado de vacinação não deve ser uma condição indispensável para se viajar. A exigência deve depender da situação da pandemia em cada país e do risco de infeção que essas viagens constituem. De acordo com a OMS, o certificado deve sim reduzir o período de quarentena perante um contacto de risco ou a necessidade de se fazer testes à Covid-19 na chegada a um país.
23h13 - Franceses retomam protestos contra vacinação e 'passe sanitário'. Mais de 100 mil franceses vão voltar a sair às ruas no sábado, pela oitava semana consecutiva, contra a obrigatoriedade de apresentação do 'passe sanitário' e de vacinação contra a Covid-19 para setores como saúde ou restauração.
23h00 - EUA continuam a duvidar da origem da Covid-19. O serviço de inteligência dos EUA continua com dúvidas na origem da Covid-19. O relatório divulgado hoje considera que "o vírus não foi desenvolvido como uma arma biológica", contudo, não chega a uma conclusão definitiva sobre o que causou a Covid-19 e mostra que os investigadores continuam divididos entre duas teorias: de que o vírus passou de um animal para um humano, ou que foi produto de um acidente de laboratório.
22h46 - Mais 761 mortos e 27.345 novos casos no Brasil. As autoridades brasileiras revelaram, esta sexta-feira, que a Covid-19 matou mais 761 pessoas no Brasil e infetou mais 27.345. No total, o país já registou 20.703.906 casos de infeção e 578.326 mortes relacionadas com a doença.
22h35 - Madeira regista 21 novos casos de Covid-19 e 40 recuperações. A Madeira registou hoje 21 novos casos de covid-19 e 40 recuperações, indicou a Direção Regional de Saúde, referindo que o total de infeções ativas no arquipélago é agora de 339, com cinco doentes hospitalizados.
21h17 - NBA exige vacinas antes de início da temporada. A NBA enviou um comunicado interno às 30 equipas da liga norte-americana de basquetebol informando que todos os que trabalharem com jogadores e árbitros deverão estar totalmente vacinados até ao início da temporada.
20h51 - Mais uma morte e 87 novos casos de Covid-19 em Cabo Verde. Cabo Verde registou mais uma morte provocada pela covid-19, elevando para 308 o acumulado de óbitos associados à doença no país, que anunciou mais 87 novos infetados pelo novo coronavírus, informou hoje o Ministério da Saúde.
20h45 - Sicília regressa às restrições. Itália anunciou, esta sexta-feira, o retorno de algumas restrições na Sicília. A partir de segunda-feira, as máscaras serão novamente exigidas ao ar livre, bem como nos espaços públicos interiores. Nos restaurantes apenas serão permitidos grupos de até quatro pessoas.
20h08 - Vacinados têm mais probabilidade de serem infetados que recuperados. Um estudo israelita revelou que as pessoas vacinadas com duas doses da Pfizer têm quase seis vezes mais probabilidade de contrair a variante Delta do que quem já teve Covid-19 e sete vezes mais probabilidade de ter sintomas.
19h50 - Angola com 206 novos casos e mais quatro óbitos nas últimas 24 horas. Angola registou 206 novos casos de covid-19, mais quatro mortes associadas à doença e 149 recuperações, nas últimas 24 horas, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolana, Franco Mufinda.
19h41 - Conselho DGS: Nunca é demais relembrar. Se tens mais de 16 anos e ainda não foste vacinado, podes fazer o agendamento da tua vacina no local e data que pretenderes aqui
Se tens mais de 16 anos e ainda não foste vacinado, podes fazer o agendamento da tua vacina no local e data que pretenderes. Basta aceder ao site https://t.co/cgXmGmVOBP e preencher o formulário. #Saúde #SNS #VacinaçãoCOVID19 #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/75hHLv1q8r
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) August 27, 2021
19h34 - Recuperou da Covid-19 no hospital e depois encontrou marido morto em casa. Uma mulher norte-americana passou mais de uma semana no hospital, na Flórida, a recuperar da Covid-19. Quando chegou a casa, depois de lhe ser dada alta, encontrou o marido sem vida, na residência de ambos. Nenhum dos dois estava vacinado, escreve o Washington Post.
19h09 - 11 detidos no Bairro Alto e Cais do Sodré por incumprimento de regras. As autoridades detiveram nas últimas semanas 11 pessoas na zona do Bairro Alto e do Cais do Sodré, em Lisboa, e participaram 55 infrações relativas ao incumprimento das regras de prevenção contra a Covid-19, divulgou hoje a PSP.
18h37 - As últimas atualizações relativamente aos dados da situação pandémica fora de Portugal:
- Itália ultrapassou os 129 mil óbitos. O país reportou hoje mais 45 mortes e 7.826 novos casos de contágios, elevando os números acumulados para 129.002 óbitos e 4.517.434 infeções.
- Reino Unido notificou mais 100 óbitos e 38.046 casos de infeção. A região acumula 132.243 óbitos associados à doença Covid-19 e 6.666.399 casos de contágio.
- Espanha com 9.489 novos casos de Covid-19 e 139 mortes. Espanha registou nas últimas 24 horas 9.489 novos casos de Covid-19 e mais 139 mortes, o que eleva o número total de mortes desde o início da pandemia no país para 84.000, indicou hoje o Ministério da Saúde. O número acumulado de infeções é de 4.831.809.
18h29 - Retirados 13 idosos de casa de acolhimento em Tomar que foi encerrada. Treze idosos foram retirados na quinta-feira de uma casa de acolhimento não legalizada em Tomar, no distrito de Santarém, que foi encerrada, disse hoje à Lusa fonte da PSP.
17h45 - Governo dos Açores satisfeito com "lista verde" do Reino Unido. O Governo dos Açores congratulou-se hoje com a inclusão do arquipélago na "lista verde" para as viagens internacionais do Reino Unido, considerando ser o "reconhecimento da evolução do combate à Covid-19 no arquipélago".
17h29 - Moçambique retoma aulas presenciais e alivia horários de confinamento. O Presidente moçambicano anunciou hoje o alívio de parte das medidas de restrição para travar a pandemia de Covid-19 no país, com destaque para a retoma das aulas presenciais e o alívio dos horários do recolher obrigatório.
17h15 - Albuquerque diz que juiz negacionista tem "problema de desequilíbrio". O presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, disse hoje que o juiz negacionista Rui Fonseca e Castro deve ter um "problema de desequilíbrio emocional", vincando que em democracia também é necessário "aturar os desequilibrados".
17h14 - Relatório de Linhas Vermelhas. O relatório de monitorização das “linhas vermelhas” dá conta de uma "atividade epidémica de infeção por SARS-CoV-2 de elevada intensidade, com tendência estável a nível nacional", mas "com provável tendência crescente na região Centro, nos grupos etários dos 10 aos 29 anos e acima dos 65 anos de idade".
O relatório indica, ainda, que "a mortalidade por COVID-19 tem tendência estável", ainda que "acima do valor de referência". "A manter-se este quadro, a atividade epidémica na população sénior e a pressão nos serviços de saúde poderão aumentar nas próximas semanas", alertam as autoridades.
16h40 - Moçambique registou mais nove óbitos e 731 novos casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde num boletim de atualização diária de dados sobre a pandemia.
16h09 - BioNTech quer produzir vacinas em África "no próximo ano": O laboratório alemão BioNTech anunciou hoje que pretende criar "no próximo ano" locais para a produção de vacinas com RNA mensageiro (mRNA) em África, nomeadamente no Senegal e no Ruanda.
16h03 - LVT e Algarve com tendência decrescente ou estável de infeções: As regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve apresentam uma "tendência decrescente ou estável" do número de novas infeções, registando um índice de transmissibilidade (Rt) do vírus SARS-CoV-2 inferior a 1.
16h00 - O SNS apela, mais uma vez, no Twitter, à realização de rastreios, realçando que "são gratuitos e universais".
Os rastreios salvam vidas e são gratuitos e universais. Faça rastreios com regularidade. #Saúde #SNS #DGS #INSA #UmconselhodaDGS #COVID19PT @DGSaude pic.twitter.com/4ndBmKVai2
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) August 27, 2021
15h54 - Atualização em Madrid: Dados oficias revelam que Madrid contabilizou, esta sexta-feira, mais 1.461 casos positivos e nove mortos. O número de pacientes internados é de 1.203 (um a menos que no dia anterior) e 336 na UCI (mais um).
15h50 - China doa equipamento de prevenção para as regiões fronteiriças de Myanmar: Segundo a agência noticiosa Xinhua, a China doou equipamento de prevenção às regiões fronteiriças de Myanmar, onde se incluem máscaras, batas descartáveis e scanners de medicação de temperatura.
15h46 - Na rede social Twitter, o Ministério da Saúde espanhol partilha um vídeo emotivo, através do qual apela à necessidade de adoção de medidas para combater o vírus.
🦠 El virus sigue activo, por eso debemos continuar siendo responsables y cumplir con las medidas de prevención.
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) August 27, 2021
No bajes la guardia
Cuando te toque, no lo dudes, vacúnate
️ Protégete a ti y a los tuyos#YoMeVacunoSeguro pic.twitter.com/Vl76q47bCG
15h43 - África do Sul recebe 2,2 milhões de doses doadas pelos EUA: A África do Sul vai receber este fim de semana 2,2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Pfizer-BioNTech, doadas pelos Estados Unidos da América, que se juntam às 5,6 milhões de doses enviadas por Washington em julho.
15h42 - Açores mantêm "esforço" até atingirem 85% da população vacinada: O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse hoje que o executivo vai prosseguir com o "esforço" e manter "toda a capacidade instalada" até a região atingir os 85% da população vacinada contra a covid-19.
15h16 - Surto em lar de Portimão: Um surto de Covid-19 num lar de idosos em Portimão provocou cinco mortes e 63 infetados, indica a TVI24.
14h58 - Ajuntamentos com cerca de 500 pessoas interrompidos na Figueira da Foz: A Polícia Marítima interrompeu, esta madrugada, dois ajuntamentos com um total de cerca de 500 pessoas na Figueira da Foz, anunciou a Autoridade Marítima Nacional numa nota.
Durante uma ação de patrulhamento, pelas 2h00, os elementos do Comando-local da Polícia Marítima da Figueira da Foz, em colaboração com a PSP, detetaram vários grupos, num total de cerca de 200 pessoas, que se encontravam a causar algum ruído e a consumir bebidas alcoólicas na Praça do Forte.
14h57 - Portugal tem 31 concelhos com incidência acima dos 480 casos: O país tem 31 concelhos com incidência do coronavírus SARS-CoV-2 superior a 480 casos por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, acima dos 25 de há uma semana, segundo os dados divulgados, esta sexta-feira, no boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).
14h32 - Variantes Alfa e B.1, as variantes que mais circulam em Cabo Verde: As variantes Alfa e B.1 foram as que mais circularam em Cabo Verde desde o início da pandemia de covid-19, conforme dados da sequenciação genómica do vírus SARS-CoV-2 no país, apresentados hoje pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP).
14h08 - Atualização em Portugal: O país registou, nas últimas 24 horas, mais 2.370 novos casos de infeção e 14 mortes relacionadas com a Covid-19, segundo dados oficiais.
De acordo com o relatório da DGS, há uma subida nos internamentos em enfermaria (mais cinco, total de 675). Por outro lado, há hoje menos seis internados em UCI (total de 144).
A atualização desta sexta-feira indica ainda que o Rt sofre uma ligeira subida, estando agora em 0,99 (estava em 0,98). Por sua vez, a incidência desce muito ligeiramente e está em 312,7 casos de infeção por 100 mil habitantes a nível nacional e em 317,7 no Continente.
De salientar ainda que a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) ultrapassou hoje os 400 mil casos acumulados, ao somar, nas últimas 24 horas, mais 772 contágios (total é de 400.723).
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 27 de agosto. Mais informações em https://t.co/GoTLqOwIOA #Saúde #SNS #DGS #UmconselhodaDGS #COVID19PT #estamoson @DGSaude @govpt pic.twitter.com/JtabCfxDis
— SNS_Portugal (@SNS_Portugal) August 27, 2021
12h47 - Atualização no mundo: Mais de 214.500.660 infetados com o novo coronavírus foram diagnosticados no mundo desde que a doença foi identificada em dezembro de 2019 na China, segundo um balanço da AFP até às 10:00 TMG (11:00 em Lisboa) de hoje.
12h38 - Vacinação em qualquer centro: "A partir de hoje, dia 27 de agosto, os utentes poderão ser vacinados contra a COVID-19 em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, bastando para isso recorrer ao sistema de senha digital da modalidade 'Casa Aberta'", anunciou a Task Force.
A partir desta data, "estes utentes poderão ainda escolher um ponto de vacinação distinto para tomar a segunda dose. Para o efeito, deverão solicitá-lo aquando da toma da primeira dose", lê-se no comunicado.
A partir de hoje, dia 27 de agosto, os utentes poderão ser vacinados contra a Covid-19 em qualquer centro de vacinação de Portugal Continental à sua escolha, bastando para isso recorrer ao sistema de senha digital da modalidade “Casa Aberta”. https://t.co/CJAIyFRJU6
— Saúde PT (@saude_pt) August 27, 2021
12h36 - Centros de vacinação começam a fechar no final de agosto em Bragança: Os centros de vacinação contra a covid-19 instalados nos 12 concelho do distrito de Bragança começam a encerrar no final de agosto e até 19 de setembro todo o processo passa para os centros de saúde.
12h23 - Dinamarca vai levantar restrições três semanas antes: O Governo dinamarquês anunciou hoje que no dia 10 de setembro, três semanas antes do previsto, vai levantar as últimas restrições impostas no país devido à pandemia do novo coronavírus.
12h17 - Lisboa sai da lista de “alto risco” de Covid da Alemanha: A Área Metropolitana de Lisboa (AML) saiu da lista de “alto risco” de Covid-19 da Alemanha, revela o relatório do Instituto Robert Koch (RKI) divulgado esta sexta-feira. O Algarve, porém, continua a figurar na lista.
11h37 - Festivais de verão no Reino Unido: Contrariamente ao que acontece por cá, o Reino Unido vai avançar com os festivais de verão e dezenas de milhares de pessoas são esperadas nos eventos de música este fim de semana. Os festivaleiros deverão, no entanto, apresentar teste negativo à Covid-19 ou certificado de vacinação.
11h34 - Festa ilegal termina com apedrejamento: A TVI24 avança, esta sexta-feira, que a PSP pôs fim a uma festa ilegal com centenas de pessoas, no Bairro da Quinta da Fonte, em Loures.
Segundo a estação televisiva, os elementos da polícia foram apedrejados e obrigados a disparar quando tentavam terminar com a festa.
10h42 - "Testar é fundamental", lembra, esta sexta-feira, o INSA na rede social Twitter.
Testar é fundamental. O teste não evita a doença #covid19, mas ajuda a protegê-lo a si e aos seus. #SejaUmAgenteDeSaúdePública #COVID19PT #DGS #INSA #InstitutoRicardoJorge #Saúde #SNS @DGSaude @SNS_Portugal pic.twitter.com/SLuqMoDSa3
— Instituto Ricardo Jorge (@irj_pt) August 27, 2021
10h41 - Atualização em Timor: Timor-Leste registou hoje mais duas mortes devido à covid-19 e 357 novos casos, com o número de infeções ativas e de hospitalizações de pessoas em estado grave a atingirem novos máximos, segundo dados oficiais.
10h40 - Atualização em África: África registou mais 825 mortes por covid-19, totalizando 192.643 óbitos desde o início da pandemia, e 38.907 novos casos nas últimas 24 horas, segundo os dados oficiais mais recentes.
09h58 - Homens contraem e transmitem mais o coronavírus: Homens contraem em maior escala o novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e consequentemente propagam o patógeno mais do que mulheres, revela uma pesquisa levada a cabo por investigadores do Centro de Estudos do Genoma Humano e de Células-Tronco (CEGH-CEL), no Brasil, divulgado pela Agência Fapesp e citado pela CNN.
09h46 - Atualização parcial em Espanha: O número de contágios, doentes internados em unidades de cuidados intensivos (UCI) e mortos por Covid-19 continua a diminuir na Catalunha, revela, esta sexta-feira, o El Periódico.
Segundo dados oficiais, há hoje menos 20 doentes internados na UCI, 422 no total. Já em enfermaria, há menos 53 doentes (1.207 no total). Nas últimas 24 horas, foram ainda notificadas 1.269 infeções, elevando o total desde o início da pandemia para 889.618.
09h43 - Presidente argentino indiciado penalmente: A Justiça argentina indiciou o Presidente Alberto Fernández, a mulher e nove convidados pela festa de aniversário da primeira-dama, em julho do ano passado, quando estavam proibidas reuniões sociais devido à covid-19.
O Presidente da Argentina disse não ter sido cometido qualquer delito na festa de 14 de julho de 2020, mas, caso a Justiça considere o contrário, propôs-se doar metade do salário durante quatro meses.
08h59 - Atualização na China: A China anunciou hoje que foram diagnosticados 32 casos de covid-19, nas últimas 24 horas, incluindo dois por contágio local, detetados no município de Xangai e na província de Jiangsu, no leste do país.
08h58 - Atualização na Alemanha: A 'lutar' contra a quarta vaga da pandemia de Covid-19, a Alemanha registou, nas últimas 24 horas, mais 14 vítimas mortais e 12.029 contágios. Com esta atualização, a Alemanha totaliza 92.096 mortes e 3.913.828 casos da doença provocada pelo SARS-CoV-2.
07h35 - CoronaVac duplica anticorpos neutralizantes em quem já sofreu de Covid-19: Um novo estudo que envolveu 85 ex-doentes com Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, demonstrou que a vacina aumenta em 4,4 vezes o índice da imunoglobulina IgG.
07h32 - Máscaras continuam obrigatórias nas escolas: As máscaras vão manter-se obrigatórias nas escolas, durante o ano letivo 2021/2022, avançou o Expresso, na quinta-feira. De acordo com o jornal, pouco mudará no dia a dia das escolas no próximo ano, no âmbito da pandemia. A única alteração relevante está relacionada com uma (possível) redução dos dias de isolamento de um aluno que tenha tido um contacto de risco.
07h30 - Laboratório antecipa aumento de casos: De acordo com a TVI24, o novo laboratório de águas e energia do Porto consegue determinar o aumento de casos de Covid-19 com duas semanas de antecedência. As novas tecnologias, detalha a estação de Queluz, permitem avaliar a carga vírica das amostras.
07h25 - Nova Zelândia abranda confinamento: A primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, anunciou esta sexta-feira que, a partir de 1 de setembro, será relaxado o severo confinamento em que o país está desde a semana passada, indica a agência Efe.
Em conferência de imprensa, a governante explicou que o nível de alerta nacional será reduzido de 4 para 3 a partir da meia-noite de 31 de agosto, o que significa que algumas empresas poderão retomar a atividade. Os ajuntamentos, bem como casamentos e funerais são permitidos com um limite de 10 pessoas.
07h21 - Número de novos casos em Sidney diminui: O número de novos contágios diminuiu ligeiramente esta sexta-feira em Sydney, mas mantêm-se ainda em números recordes, com o governo federal australiano a pressionar os estados para manter o plano nacional de reabertura, que entrará em vigor quando se atingir 70% - 80% da população vacinada.
O estado de New South Wales registou 882 novos casos, a maioria deles na capital Sydney, abaixo do recorde de 1.029 de quinta-feira.
Duas novas mortes foram relatadas, enquanto 117 pessoas estão em tratamento intensivo, 103 delas não vacinadas.
07h18 - Lotação dos recintos desportivos sobe: A Direção Geral de Saúde (DGS) anunciou, na quinta-feira, a subida da lotação dos recintos desportivos de 33% para 50% da capacidade total.
07h16 - Máscara que neutraliza o vírus: Investigadores da Universidade Nacional Autónoma do México (UNAM) desenvolveram uma máscara que recorre a nanocamadas de prata e de cobre para neutralizar o SARS-CoV-2, revela um estudo citado pela Reuters.
07h10 - Japão sem detetar problemas com doses retiradas da Moderna: O Ministério da Saúde japonês indicou hoje que não detetou quaisquer problemas em doentes inoculados com a vacina Moderna contra a Covid-19, da qual a administração de um lote de doses foi suspensa.
07h05 - Presidente dos Açores reúne-se com Comissão: O presidente do Governo Regional dos Açores reúne-se hoje com o presidente da Comissão de Acompanhamento da Luta Contra a Pandemia na região, quando o arquipélago já atingiu os 70% da população com a vacinação completa contra a covid-19.
O encontro entre José Manuel Bolieiro e Gustavo Tato Borges está agendado para as 10h00 locais (11h00 em Lisboa), no Palácio de Sant'Ana, em Ponta Delgada.
07h00 - Bom dia! Retomamos o acompanhamento AO MINUTO dos desenvolvimentos da pandemia no país e no mundo. Recorde aqui o que marcou o dia de ontem.
Leia Também: AO MINUTO: Açores na lista verde do Reino Unido. Brasil com 920 mortes