Foram divulgadas imagens de vídeo do CEO da Associação Nacional das Armas de Fogo da América (National Rifle Association, NRA) a caçar elefantes no Botswana, em África.
O vídeo foi obtido pelo site The Trace e pela revista The New Yorker, que avançam que a caça terá tido lugar em 2013 e as imagens seriam destinadas a um vídeo promocional, mas acabaram por nunca ser usadas.
Nas imagens, é possível ver elefantes a ser baleados e feridos, no chão.
As publicações escrevem que estas imagens já tinham sido citadas em processos no tribunal, mas nunca foram visualizadas, a pedido de LaPierre.
As gravações foram feitas pela Ackerman McQueen, a antiga empresa de marketing da NRA, com a qual está numa longa disputa legal.
A secret video obtained by The New Yorker and @teamtrace shows the N.R.A. chief Wayne LaPierre and his wife hunting elephants. His wife, Susan, kills an elephant, cuts off its tail, and holds it in the air. “Victory!” she shouts. https://t.co/plr84RIKyd
— The New Yorker (@NewYorker) August 30, 2021
Wayne LaPierre, que dirige a organização desde 1991, tem sido uma das mais influentes vozes em defesa do uso de armas de fogo nos Estados Unidos.
A NRA, o maior lóbi de armas dos Estados Unidos, enfrenta várias disputais, internas e legais, onde se incluem episódios de má gestão e procedimentos ilegais, opressivos e fraudulentos, bem como de supervisão negligente e enriquecimento indevido.
Em maio, um juiz federal indeferiu um pedido de falência da associação, alegando que a petição foi apresentada de "má fé", para evitar um processo judicial colocado pelo procurador-geral de Nova Iorque.
Leia Também: EUA têm capacidade para tirar cidadãos que ainda estão no Afeganistão