O lançamento ocorreu num momento de grande tensão, após a fuga de seis palestinianos de uma prisão israelita na semana passada e perante as hostilidades persistentes do conflito de maio passado.
Este fim de semana, Israel tinha capturado quatro dos seis prisioneiros fugitivos e intensificou a busca pelos dois fugitivos restantes.
Em resposta, militantes de Gaza dispararam 'rockets' contra Israel, por três noites consecutivas, a que Israel tem respondido com ataques aéreos contra alvos ligados ao grupo Hamas, que governa em Gaza.
As tensões entre as partes têm sido agravadas por dificuldades em chegar a um cessar-fogo de longo prazo entre Israel e o Hamas, após a guerra de maio.
O Egito continua a tentar intermediar um acordo, mas o Hamas exigiu que Israel suspendesse o bloqueio económico a Gaza, enquanto Israel deseja que o Hamas liberte dois civis israelitas e devolva os restos mortais de dois soldados israelitas mortos em combate.
Israel e o Hamas também não conseguiram chegar a um acordo sobre um sistema que permita ao Qatar entregar pagamentos ajuda financeira a famílias em dificuldade em Gaza, com os israelitas a manifestar receio de que o Hamas desvie os fundos para uso militar.
Leia Também: Israel faz mais detenções de familiares dos palestinianos fugitivos