Uma gravação rara em cassete de John Lennon e Yoko Ono vai ser leiloada em Copenhaga, na Dinamarca, esta terça-feira. A faixa de áudio com 33 minutos foi feita por quatro adolescentes dinamarqueses há mais de 50 anos, poucos meses antes de os Beatles anunciarem a separação.
Trata-se de uma entrevista com o casal e o que se acredita ser uma música que nunca chegou a ser lançada, refere a BBC. A casa de leilões estima que pode render entre 27 e 43 mil euros, acabando provavelmente num museu ou nas mãos de um colecionador.
A entrevista foi feita em janeiro de 1970 por um grupo de estudantes para o jornal da escola. “Éramos um bando de hippies de 16 anos”, disse Karsten Hoejen, um dos responsáveis pela gravação. Estavam principalmente interessados nas campanhas de paz de Lennon e Ono, explicou.
Os habitantes locais, na altura, ficaram surpresos ao descobrir que as estrelas estavam hospedadas em Thy, no extremo noroeste da Dinamarca. Inicialmente, a estadia passou despercebida, mas assim que a notícia se espalhou, foi feita uma conferência de imprensa.
Os quatro adolescentes convenceram um professor a deixá-los comparecer e combinaram boleia até ao local, mas foram atrasados por uma tempestade de neve e perderam o evento. No entanto, acabaram por ser convidados a conversar, juntamente com alguns outros jornalistas atrasados.
Munido de um gravador e de um microfone emprestados, o jovem Hoejen gravou o encontro, enquanto o seu amigo Jesper Jungersen tirava fotografias. "O John perguntou-me: 'de onde vem? De uma estação de rádio?'. 'Não, de um jornal da escola', respondi", lembra Hoejen.
O encontro foi “muito aconchegante” e “descontraído”. Lennon e Yoko Ono sentaram-se num sofá, com Kyoko (a filha pequena de Yoko), Anthony (o ex-marido, pai da menina) e Melinda Cox (a esposa).
O ex-Beatle acabou por tocar guitarra e cantar o hit 'Give Peace A Chance', tendo depois cantado uma curta melodia chamada Radio Peace. Foi escrita como tema para uma estação de rádio, explicou Hoejen à BBC, mas, acrescentou, “a estação de rádio nunca foi aberta e a música nunca foi lançada. Pelo que sabemos, o único sítio onde a música existe é na nossa fita."
Cassete e fotografias do encontro © Bruun Rasmussen
Agora, a cassete antiga está à venda na principal casa de leilões da Dinamarca, Bruun Rasmussen, em Copenhaga, com uma cópia original do jornal da escola e 23 fotografias.
Leia Também: Músicas que John Lennon e/ou Paul McCartney deram a outros artistas