"Confinados em La Palma: como nos piores dias da pandemia, mas com explosões e chuva de cinzas", escreve hoje o El Pais para resumir a atualidade do que se vive na ilha espanhola afetada pelo vulcão. Numa altura em que a lava do Cumbre Vieja prossegue o seu trajeto no mar, as autoridades de La Palma recomendam à população que use máscaras FFP2 para sair à rua nas zonas afetadas.
Isto porque a intensa queda de cinzas que se tem feito sentir está a prejudicar a qualidade do ar. Nas zonas onde a situação é mais grave, é mesmo pedido aos habitantes que fiquem em casa.
Os valores de dióxido de enxofre aumentaram na quinta-feira nos municípios de Tazacorte e Los Llanos de Aridane, no entanto, os especialistas tranquilizaram a população, assegurando que aqueles valores não causam risco para a saúde.
No vídeo da galeria acima pode ver-se a nuvem de fumo causada pela chegada da lava ao mar. São verdadeiros rios de lava a correr até ao oceano, como pode ver no vídeo abaixo.
Vídeo de la erupción y el río de lava a las 10.30 h (hora canaria) / Video of the eruption showing the lava river at 10.30 a.m. (Canarian time) #lapalma pic.twitter.com/USVZbCS11f
— INVOLCAN (@involcan) September 30, 2021
🇪🇸 El #Pevolca intensifica las tareas tareas de vigilancia de la calidad del aire.
— Cabildo de La Palma (@CabLaPalma) September 30, 2021
️ En las zonas afectadas por una intensa caída de cenizas se recomienda mantenerse en espacios interiores.
En el exterior de estas zonas se recomienda el uso de mascarillas FFP2.
🧵
Desde que entrou em erupção, no passado dia 19 de setembro, o vulcão Cumbre Vieja já engoliu 855 edifícios, destruindo parcialmente outros 126. A chegada da lava ao mar obrigou a confinar 4.600 pessoas.
Leia Também: Vulcão mais ativo do mundo entra em erupção. As imagens do Kilauea