Um grande incêndio destruiu e danificou mais de 200 casas e negócios na ilha hondurenha de Guanaja, este sábado, forçando centenas de habitantes a fugir para segurança e devastando o resort dependente do turismo, revelaram as autoridades locais.
Imagens dramáticas partilhadas nas redes sociais mostraram filas inteiras de casas à beira-mar envoltas em chamas e habitações de madeira a desabar.
A ilha caribenha fica a cerca de 77 quilómetros da costa norte das Honduras.
A Força Aérea de Honduras utilizou os helicópteros para atirar água para a ilha de forma a tentar controlar o fogo, mas não antes de muitas casas terem sido destruídas. Imagens captadas depois do fogo estar controlado mostram dezenas de casas de betão sem telhado ou janelas.
“Podemos confirmar que não há perdas humanas, mas sim enormes perdas materiais”, disse Max Gonzales, ministro do Sistema Nacional de Gestão de Riscos e Agência Nacional de Contingências. Houve ainda quatro pessoas feridas no incêndio, que destruiu 90 casas e danificou outras 120, incluindo algumas usadas como negócios, acrescentou.
#Guanaja, Isla de la Bahía, #Honduras. Salvador Manchame, comparte con nosotros las imágenes de las primeras acciones de respuesta entre Rotarios,Copeco y Ejército de Hunduras, en respuesta a incendio qué consumió un importante porcentaje de la isla hondureña. #DesastresGT pic.twitter.com/2Lq1h4B3AB
— DesastresGT (@desastresgt) October 2, 2021
O fogo começou antes do amanhecer e os moradores lutaram para o controlar, já que a ilha não possui uma equipa de combate a incêndios.
Así se veía la furia del devorador incendio que consumió la isla de #Guanaja durante más de 6 horas, el siniestro ya está controlado en su totalidad según autoridades locales. pic.twitter.com/u8tFPsVz6j
— Danilo Hernández Gómez (@Daniloh003_hn) October 2, 2021
El Cayo de Guanaja no está solo, nos levantaremos de nuevo. #PorGuanaja pic.twitter.com/kdBCiUKJeD
— Selvin Barralaga (@selvinbarralaga) October 2, 2021
Guanaja é uma das três ilhas pitorescas da baía do país, onde os mergulhadores vão para ver golfinhos e um grande recife de coral e fica a cerca de 77 quilómetros da costa norte das Honduras.
Pode ver algumas imagens do local na galeria acima.
Leia Também: Honduras abre embaixada em Jerusalém e é o quarto país a fazê-lo