Hospital recusa transplante de rim a doente não vacinada
Dador também não é vacinado. Ambos têm agora 30 dias para receberem a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
© Reuters
Mundo Transplante
Uma mulher que recusa ser vacinada contra a Covid-19 viu o seu transplante de rim ser negado, pelo facto de o potencial dador também não querer receber a vacina contra a doença.
O caso, revelado pelos meios de comunicação social norte-americanos, aconteceu no Colorado. De acordo com a CBS4, a unidade hospitalar adotou recentemente a política que tantos os dadores como os recetores de órgão devem ser vacinados
Por essa razão, Leilani Lutali, que tem insuficiência renal estágio 5, viu o seu transplante ser negado, apesar de conhecer um potencial dador.
À CBS4, a mulher explicou que decidiu não tomar a vacina por achar que ainda não há muita informação sobre a mesma e revelou que o seu dador, Jaimee Fougner, que conheceu há 10 meses num centro de estudos bíblico, decidiu não ser inoculado por razões religiosas.
Apesar de, na maioria das unidades hospitalares norte-americanas, não ser necessário estar vacinado para dar ou receber órgãos, Leilani não está a conseguir receber o rim que tanto precisa.
A UCHealth deu-lhes, agora, um prazo de 30 dias para receberem a primeira dose da vacina. Se não cumprirem este prazo, serão retirados da lista de transplantes.
Leia Também: Mulher é submetida a transplante inédito de coração artificial
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com