A breve nota, divulgada na página da Internet da presidência turca, confirma a "visita de trabalho" de Merkel, anunciada há alguns dias em Berlim, e indica que serão abordados "todos os aspetos das relações bilaterais entre a Turquia e a Alemanha, bem como possíveis passos para continuar a reforçar a cooperação".
Mas também "estarão na agenda as relações da Turquia com a União Europeia e assuntos regionais e internacionais, especialmente Líbia, Síria e Afeganistão", acrescenta-se no documento.
Na véspera da visita, a imprensa turca sublinha o papel da Alemanha como "um mediador prudente e honrado" em muitas questões, apesar de algumas divergências com a Turquia, e cita uma recente declaração de Merkel em que esta refere a necessidade de "encontrar soluções pragmáticas", inclusive quando há posições opostas.
"Não se pode ignorar a Turquia. É membro da NATO e também desempenha um papel central para a UE na luta contra a imigração ilegal", disse Merkel, citada pela agência turca Anadolu.
A democrata-cristã Angela Merkel, que lidera a Alemanha desde 2005, deixará a chefia do Governo do país quando se formar um novo executivo, na sequência das eleições legislativas de setembro, nas quais o Partido Social-Democrata (SPD), de Olaf Scholz, atual vice-chanceler e ministro das Finanças, foi o mais votado.
Leia Também: Merkel antecipa um "trabalho muito difícil" para atingir metas ambientais