Aliança energética. Turquia critica Grécia, Chipre e Egito após exclusão

O Turquia insurgiu-se hoje contra a Grécia, Chipre e Egito, que no decurso de uma cimeira trilateral que decorreu poucas horas antes em Atenas decidiram reforçar a sua cooperação energética e aconselharam a Turquia a "abster-se de provocações".

Notícia

© iStock

Lusa
19/10/2021 19:55 ‧ 19/10/2021 por Lusa

Mundo

Energia

Esta cimeira é "uma nova manifestação das políticas hostis à Turquia e à República Turca de Chipre do Norte [RTCN] por parte do "binómio" da Grécia e Chipre, assinala um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros turco.

Na nota, a Turquia assegura que "o Governo egípcio não entendeu qual a porta correta a que deve bater para a cooperação no Mediterrâneo Oriental", acrescenta a nota.

"Demonstrámos a amigos e inimigos que nenhuma iniciativa pode ter êxito sem a Turquia e a RTCN", insiste a nota, que atribuiu ao "binómio grego-cipriota-grego" as "declarações maximalistas e ilegítimas sobre as fronteiras marítimas".

A Grécia e a Turquia disputam desde há dois anos o direito de explorar a área marítima entre Creta e Chipre, onde navios turcos têm efetuado prospeções sobre jazidas de gás.

Atenas reivindica este setor como zona económica exclusiva, baseando-se na convenção internacional UNCLOS, enquanto a Turquia recorre à sua maior costa continental para justificar os seus direitos na região.

Leia Também: Turquia prende 158 militares por alegado envolvimento na intentona

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas