O número de condados afetado pelas medidas duplicou em apenas uma semana, de cinco para dez, a maioria dos quais situados no norte do país, junto ou perto da fronteira com a Polónia e a República Checa. A Eslováquia tem 79 condados.
As medidas incluem o encerramento de hotéis, bares e restaurantes, sendo apenas autorizada a venda ao postigo de refeições para levar. Ginásios, piscinas e spas também foram encerrados.
O número máximo de pessoas autorizado em eventos públicos foi reduzido para 100, com a vacinação completa. É também obrigatório o uso de máscara não só em espaços interiores, como também ao ar livre.
Com uma população de quase 5,5 milhões de habitantes, a Eslováquia é um dos países da União Europeia (UE) mais gravemente atingidos pela pandemia de covid-19. Registou 457.431 casos da doença e 12.917 mortes.
Quase 80% das 1.144 pessoas atualmente hospitalizadas no país foram só parcialmente vacinadas ou não o foram de todo.
A Eslováquia tem uma das taxas de vacinação mais baixas da UE: menos de 2,4 milhões de pessoas têm a vacinação completa.
A covid-19 causou pelo menos 4.945.746 mortes em todo o mundo, entre mais de 243,56 milhões infeções pelo novo coronavírus registadas desde o início da pandemia, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse, com base em dados oficiais.
Em Portugal, morreram, desde março de 2020, 18.138 pessoas e foram contabilizados 1.085.451 casos de infeção, de acordo com dados da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China, e atualmente com variantes identificadas em vários países.
Leia Também: Só vacinados em eventos de visita do Papa? Eslováquia suspende decisão