Fiéis juntam-se na Praça de S. Pedro para saudar Francisco uma última vez

O corpo de Francisco está na Residência de Santa Marta, onde viveu após ser eleito, e será transportado pelas praças de Santa Marta e pela do Protomártires Romanos, entrando na Basílica do Vaticano pela porta central.

Notícia
AnteriorSeguinte

© Reuters

Lusa
23/04/2025 07:52 ‧ há 4 horas por Lusa

Mundo

Óbito/Papa

Alguns milhares de fiéis começaram hoje a encher a Praça de São Pedro, Roma, a duas horas das celebrações de trasladação do corpo de Francisco para a Basílica de São Pedro, onde ficará até sábado, ocasião das exéquias fúnebres.

 

"Vim mais cedo, mas esperava mais gente", afirmou Constança, uma freira brasileira que foi das primeiras a chegar ao recinto.

Em redor, um grande dispositivo policial vigia todas as ruas adjacentes, com inspeções de bagagens, sob a vigilância atenta de centenas de polícias militares.

"É um momento sempre tenso, não estamos preocupados, mas estamos preparados", disse à Lusa uma inspetora da polícia criminal.

Às 09h00 locais, 08h00 em Lisboa, têm início as celebrações religiosas da trasladação com uma oração presidida pelo carmelengo Kevin Joseph Farrell, o cardeal responsável pela gestão quotidiana do Vaticano, durante um período de Sé Vacante (entre a morte de um Papa e a eleição do seu sucessor).

Várias equipas de jornalistas espalham-se nas zonas adjacentes da Praça.

Na praça, nos lugares sentados, misturam-se peregrinos, religiosos e turistas ateus. "Vim a Roma de visita, a minha mãe é que crê, não eu", explica Kevin Leroy, um norte-americano que está sentado numa das cadeiras defronte da basílica de São Pedro.

"Mas se vim cá e há isto, tinha que vir", disse, pouco depois de ter tirado uma 'selfie' com a igreja de fundo.

O corpo de Francisco está na Residência de Santa Marta, onde viveu após ser eleito, e será transportado pelas praças de Santa Marta e pela do Protomártires Romanos, entrando na Basílica do Vaticano pela porta central.

O Papa Francisco morreu na segunda-feira aos 88 anos, de acidente vascular cerebral (AVC), após 12 anos de pontificado.

Nascido em Buenos Aires, a 17 de dezembro de 1936, Francisco foi o primeiro jesuíta e primeiro latino-americano a chegar à liderança da Igreja Católica.

A sua última aparição pública foi no domingo de Páscoa, no Vaticano, na véspera de morrer. O papa Francisco esteve internado durante 38 dias devido a uma pneumonia bilateral, tendo tido alta em 23 de março.

Leia Também: AO MINUTO: Corpo do Papa trasladado hoje; Fiéis aguardam

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas