Após 'luz verde' do regulador, os Estados Unidos estão prontos a arrancar com a vacinação dos mais novos. O coordenador de resposta ao coronavírus da Casa Branca, Jeff Zients, relatou que as 15 milhões de doses da vacina da Pfizer/BioNTech são desenvolvidas especificamente para crianças dos 5 aos 11 anos, e vão começar a ser enviadas nos próximos dias para os centros de distribuição.
Jeff Zients revelou ainda que o governo federal comprou vacinas suficientes para os 28 milhões de crianças elegíveis.
De acordo com a agência Reuters, Zients afirmou que os EUA estão prontos para vacinar as crianças após a recomendação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), e acrescentou: “A partir da semana de 8 de novembro, o nosso programa de vacinação para crianças dos 5 aos 11 anos estará a funcionar na totalidade".
A agência do medicamento norte-americana (FDA) autorizou na passada sexta-feira a vacinação de crianças naquela faixa etária, recomendando que seja ministrada um terço da quantidade dada a adolescentes e adultos.
Mas o CDC é quem recomenda formalmente quem deve receber as vacinas aprovadas pela FDA, tendo os seus conselheiros decidido por unanimidade que a vacina da Pfizer pode ser aplicada aos 28 milhões de crianças norte-americanas com idades entre os cinco e os 11 anos.
Leia Também: CDC recomenda vacina da Pfizer para crianças dos 5 aos 11 anos