EMA vai permitir uso de emergência de medicamento da Merck contra Covid

A decisão da agência coincide com a autorização do uso do fármaco no Reino Unido, anunciada também esta quinta-feira.

Notícia

© Piroschka Van de Wouw/Reuters

Notícias ao Minuto
04/11/2021 15:54 ‧ 04/11/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) vai permitir que os países recorram ao uso de emergência do comprimido antiviral 'molnupiravir' contra Covid-19. O anúncio foi feito em conferência de imprensa por Marco Cavaleri, chefe de Produtos Biológicos e Estratégia de Vacinas da EMA.

O órgão europeu está a rever os dados do medicamento que, segundo a farmacêutica, é capaz de reduzir pela metade o risco de morte e hospitalização.

Enquanto os especialistas chegam a uma conclusão, a EMA decidiu agilizar o acesso ao tratamento, dando aos Estados-membros da UE um livre passe para autorizarem o seu uso de emergência.

A EMA “está preparada para dar apoio aos Estados-membros para que possam disponibilizar este tratamento para uso emergencial, antes de este receber autorização comercial”, disse Cavaleri, que explicou que a decisão para recorrer ao uso de emergência deve ser interpretada no contexto do novo aumento de casos que muitos países europeus estão a experienciar.

Esta decisão do regulador sobre o antiviral coincide com a autorização do uso do medicamento pelas autoridades reguladoras britânicas. O Reino Unido é, neste momento, o único país que aprovou o uso do fármaco.

O medicamento, 'molnupiravir', deve ser tomado duas vezes ao dia durante cinco dias por pessoas que estejam em casa com a doença, tendo apenas sintomas leves a moderados. Este interfere na capacidade de o coronavírus copiar o seu código genético e de se reproduzir. Os médicos disseram que o tratamento seria particularmente importante para quem não responde bem à vacinação.

Leia Também: Reino Unido autoriza comprimido da Merck, 1.º indicado para tratar Covid

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas