AO MINUTO: Óbitos recuam no Brasil; O apelo à vacinação das grávidas

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/11/2021 08:24 ‧ 07/11/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

Portugal volta a ultrapassar, pelo quinto dia consecutivo, os mil novos casos de infeção diários. O país, que tem sido amplamente elogiado pelo sucesso da sua campanha de vacinação, regista agora um aumento de casos, que está a levar as autoridades sanitárias a pedir prevenção e controlo. 

Situação semelhante é vivida noutros países da Europa. A Rússia é já o país com mais vítimas mortais e regista um aumento de casos entre os mais novos. A Ucrânia voltou a bater um recorde diário de mortes. E também a França e a Alemanha têm registado um aumento considerável de novos casos que os leva a ponderar mais medidas de restrição.

A situação preocupante não deixou a Organização Mundial de Saúde indiferente e, esta sexta-feira, já lançou um alerta de que "se continuarmos nessa trajetória, poderemos ver mais meio milhão de mortes por covid-19 na região até fevereiro”. O uso da máscara, refere a OMS, pode ser um importante passo para evitar a situação.

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no Mundo. 

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes hdesenvolvimentos sobre a Covid-19:

00h00 -  Chega ao fim mais um Ao Minuto de atualização de informação sobre a pandemia. Amanhã regressamos com um novo registo. Tenha uma boa noite!

23h49 - Índia reporta quase 11 mil novos casos de Covid-19

A Índia reportou, este domingo, 10.853 novos casos de Covid-19 e 526 mortes. 

23h05 - Austrália começa a administrar doses de reforço

A Austrália começa, esta segunda-feira, a administrar doses de reforço da vacina contra a Covid-19 da Pfizer.

A administração de terceiras doses começa assim no mesmo dia em que Sydney, a maior cidade do país, levanta algumas das restrições, devido ao avanço da vacinação contra o coronavírus.

22h15 - Médico apela às grávidas que se vacinem

O médico britânico Adam Finn apelou, este domingo, através da BBC News, a todas as grávidas que se vacinem, assim que possível, contra a Covid-19, para protegerem a si e aos bebés.

De acordo com o membro do Comitê de Vacinação e Imunização do Reino UNIDO, as grávidas não devem "adiar a vacinação até o fim da gravidez, mas sim ser vacinadas enquanto estiverem grávidas".

Recentemente, chegou-se à conclusão que as grávidas têm mais probabilidade de ficar gravemente doentes ao apanharem SARS-CoV-2, em comparação com outras mulheres na mesma idade. Além disso, a infeção aumenta o risco de parto prematuro e acarreta riscos para a saúde da criança.

22h00 - Brasil regista 59 mortes, o menor número diário desde abril de 2022

As autoridades de saúde brasileiras reportaram, este domingo, 59 mortes relacionadas com a Covid-19, o menor número diário registado no país desde abril de 2020. Já o número de novos casos, nas últimas 24 horas, foi de 6.115.

21h19 - Venezuela já reportou 412 mil casos e cerca de 5 mil mortes

A pandemia do coronavírus já se arrasta há mais de ano e meio e os países estão a passar, neste momento, por diferentes realidades à medida que o plano de vacinação avança em redor do planeta.

Na Venezuela foram registados, este domingo, 898 novos casos de Covid-19 e nove óbitos devido à doença.

Até o momento, o país já confirmou 412.472 casos de infeção e 4.955 mortes. Já o número de recuperados no país é agora de 397.472.

20h38 - Argentina reporta 593 novos casos e 13 mortes

As autoridades de saúde argentinas reportaram, este domingo, 593 novos casos de Covid-19 e 13 mortes devido à doença. Desta forma, o país chega assim ao total de 5.296.781 infeções confirmadas desde que a pandemia chegou ao país e 116.104 mortes provocadas pelo SARS-CoV-2. 

20h10 - França reporta mais 10 mortes e 8.547 casos

As autoridades de saúde francesas diagnosticaram, no último dia, mais 10 mortes e 8.547 casos positivos de Covid-19, na véspera do retrocesso de medidas em algumas regiões, devido ao aumento da incidência.

20h03 - Madeira com 48 novos casos e 15 recuperados nas últimas 24 horas

A Madeira registou, nas últimas 24 horas, 48 novos casos de infeção por SARS-CoV-2 e 15 recuperados, contabilizando agora 334 casos ativos, indicou hoje a Direção Regional da Saúde (DRS).

19h40 - Milhares protestam contra reintrodução de restrições nos Países Baixos

Pelo menos 25.000 pessoas protestaram hoje em Haia contra a reintrodução, este fim de semana, de medidas contra a Covid-19, num país que registou 11.398 novos positivos nas últimas 24 horas.

19h35 - Angola regista 20 infeções e um óbito nas últimas 24 horas

Angola registou 20 casos positivos, um óbito e 863 recuperados, nas últimas 24 horas, anunciaram hoje as autoridades sanitárias angolanas.

19h30 - Moçambique com um novo caso em 24h, sem registo de mortes

Moçambique anunciou hoje um único novo caso de covid-19, sem registo de mortes, de acordo com o boletim diário do Ministério da Saúde sobre a pandemia.

19h23 - Processo de vacinação a "acelerar"

O processo de vacinação contra a gripe e a dose de reforço contra a Covid-19 vai acelerar a partir de amanhã, anunciou, este domingo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Dos 1.500.000 utentes que estarão elegíveis para a dose de reforço até meados de dezembro, cerca de 840.000 encontram-se elegíveis à data de hoje, estando já vacinados aproximadamente 351.000, ou seja, 42%. Dos sobrantes, mais de 35.000 estão já agendados para os próximos dias.

19h02 - Reino Unido pondera restringir viagens a quem recusar doses de reforço

O Governo do Reino Unido pondera restringir as viagens a quem recusar tomar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19.

Apesar de 10 milhões de pessoas já terem recebido a terceira dose da vacina no país, 30% dos idosos com mais de 80 anos e mais de 60% dos adultos com 50 anos ou mais anos ainda não foram inoculados com o reforço.

Perante isto, o Governo exortou as pessoas a tomarem a terceira dose, de forma a garantir que o país não regressa às restrições e consegue aproveitar o Natal.

18h34 - Cabo Verde com três infetados em 24 horas

Cabo Verde registou três infetados com o novo coronavírus responsável pela pandemia de Covid-19, nas últimas 24 horas, elevando para 38.256 o acumulado de casos desde março de 2020, divulgou hoje o Ministério da Saúde.

18h00 - Número de casos de Covid-19 aproxima-se dos 250 milhões

A Reuters recordou, este domingo, que o número de casos de Covid-19, confirmados, em volta do mundo, aproxima-se dos 250 milhões.

De acordo com esta agência de notícias, nos últimos três meses, o número diário de casos caiu 36%. Contudo, apesar do aumento causado pela variante Delta estar já a regredir e de o comércio e turismo estar a ser retomado um pouco por todo o planeta, alguns países da Europa Oriental estão a reportar novos surtos e recordes.

O SARS-CoV-2 ainda infeta 50 milhões de pessoas a cada 90 dias devido à variante Delta altamente transmissível.

17h38 - Mulher ganha 1 milhão de dólares em lotaria da vacinação

Uma mulher ganhou um milhão de dólares australianos, cerca de 640 mil euros, na lotaria da vacinação contra a Covid-19, um prémio criado por um grupo de filantropos e de empresas para incentivar a inoculação na Austrália.

Ao programa Nine's Today a vencedora, Joanne Zhu, revelou que vai gastar o dinheiro com a família.

"Quero viajar com eles até à China em primeira classe e alojá-los num hotel de cinco estrelas para passar o Ano Novo Chinês, se as fronteiras estiverem abertas", disse, acrescentando que pretende comprar presentes para toda a família e "investir o resto do dinheiro para poder ter mais dinheiro no futuro e ajudar as pessoas que precisarem".

17h27 - Itália com mais 26 mortes e 5.822 novos casos

As autoridades italianas reportaram, este domingo, mais 26 mortes associadas à Covid-19 e mais 5.822 casos da doença.

Até ao momento, desde que a pandemia atingiu o país, Itália já registou mais de 4.81 casos de infeção e 132.391 mortes na sequência da mesma.

Itália é o segundo país da Europa com maior número de mortes na Europa, apenas atrás do Reino Unido.

16h51 - Nunca é demais relembrar: Se tem mais de 75 anos e ainda não foi vacinado contra a gripe e a Covid-19, pode fazê-lo no local e data que pretender. Basta clicar aqui para agendar

16h10 - 10 milhões de doses de reforço  administradas no Reino Unido

Já foram administradas mais de 10 milhões de doses de reforço da vacina contra a Covid-19 no Reino Unido, revelaram, este domingo, as autoridades de saúde britânicas.

16h05 - Reino Unido reporta mais 30 mil novos casos de Covid-19

As autoridades de saúde britânicas reportaram, este domingo, 30.305 novos casos de coronavírus e 62 mortes associadas ao vírus.

Assim sendo, este é o menor número de infeções diárias registadas desde o dia 2 de outubro, o que sugere que os casos continuam a diminuir na terra de Sua Majestade. 

15h17 - Descobre que identidade tinha sido roubada ao receber vacina

Um homem descobriu que a sua identidade tinha sido roubada quando ia receber a vacina contra a Covid-19, no Reino Unido.

Apesar de já ter tido problemas em provar a sua identidade, quando se mudou da Índia para o Reino Unido, há quatro anos, Melvin Dias foi apanhado de surpresa quando lhe disseram, no centro médico onde ia receber a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, que já tinha sido administrada uma em seu nome.

Ao investigar o caso, Melvin percebeu que tinha sido vítima de roubo de identidade por parte de um técnico de críquete indiano que casou e até tirou carta de condução em seu nome.

Melvin Dias apresentou agora queixa contra o conterrâneo que usurpou os seus documentos.

14h57 - EUA abrem fronteiras para viajantes estrangeiros amanhã
 
Os Estados Unidos reabrem as suas fronteiras terrestres e aéreas na manhã de segunda-feira aos passageiros estrangeiros com o esquema vacinal completo contra a covid-19, depois de ano e meio encerradas. Termina assim a longa espera de regiões como a Europa, que aguardava uma medida recíproca de Washington desde que a União Europeia (UE) abriu suas portas aos americanos vacinados no início do verão.

14h32 - Sete novos casos nas últimas 24 horas nos Açores
 
A Autoridade Regional de Saúde contabilizou, nas últimas 24 horas, sete casos de covid-19 nos Açores, todos em São Miguel, resultantes de 615 testes realizados, seis dos quais em Ponta Delgada e um na Ribeira Grande. Há três doentes internados, todos no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e foram registadas quatro recuperações.

14h22 - Portugal regista mais 5 mortes e 1.023 novos casos de Covid-19

Portugal registou, nas últimas 24 horas, mais 5 mortes e 1.023 novos casos relacionados com a Covid-19. Os dados constam no mais recente boletim epidemiológico, revelado este domingo pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Este é o quinto dia consecutivo em que os casos estão acima dos mil. No total de 18.203 vítimas mortais e 1.097.557 casos da doença, desde que a pandemia teve início. Os internamentos voltaram a subir, estando atualmente mais 18 doentes em enfermaria (341, no total) e mais dois em Unidades de Cuidados Intensivos (64, no total).

13h47 - "Não podemos perder o que conquistámos. A 3.ª dose tem de ser feita"

A diretora-geral da Saúde defendeu, este domingo, que, para que tenhamos um Natal normal, as pessoas têm de perceber que a 3.º dose da vacina contra a Covid-19 - a designada dose de reforço - é essencial. O apelo foi feito durante uma entrevista ao Jornal da Tarde, da SIC, após ser questionada sobre se está preocupada com o atual aumento do número de casos de Covid-19 na Europa, incluindo em Portugal. . "Não podemos perder o que conquistámos. Aliás, isto nem sequer está em questão. Se percebermos que há uma perda da imunidade, temos que nos antecipar e é isso que fizemos ao dar a dose de reforço. Tem de ser feita. Não podemos recuar na proteção que conseguimos. A pandemia não acabou", reforçou.

Contudo, explicou, uma pessoa que esteja elegível para a vacina da gripe mas que ainda não possa tomar a vacina contra a Covid-19, não precisa de esperar por esta última. "Uma vacina não empata a outra", disse, revelando que a administração da vacina contra a gripe vai ser intensificada, dado que o país recebeu um novo fornecimento de doses.

12h23 - Pandemia já causou pelo menos 5.042.330 mortos em todo o mundo

A pandemia de covid-19 causou pelo menos 5.042.330 mortos em todo o mundo, desde o início da doença em finais de dezembro de 2019, segundo o mais recente balanço da agência France-Presse (AFP).

11h58 - Número de infeções na Rússia desce ligeiramente para menos de 40.000
 
O número de infeções diárias de covid-19 na Rússia desceu hoje ligeiramente para menos de 40 mil casos pela segunda vez durante esta semana, em que houve "feriados pagos", noticia a EFE, citando fontes oficiais. Nas últimas 24 horas, foram contabilizados 39.165 casos positivos para covid-19 e 1.179 mortes provocados pela vírus, informou o centro operacional de combate ao coronavírus no país.   

09h29 - Mulher que recusou vacina por estar grávida morreu sem conhecer filha

Saiqa Parveen, de 37 anos, recusou-se a ser vacinada contra a Covid-19 por estar grávida. A mulher deu à luz através de cesariana, mas acabou por morrer sem conhecer a filha. Agora, a família lança um apelo. A filha Dua nasceu com recurso a uma cesariana, mas a mãe acabou por não sobreviver. Saiqa foi sujeita a uma cesariana a 26 de setembro, tendo regressado aos Cuidados Intensivos, onde acabou por morrer esta semana.

07h34 - Silicon Valley e o regresso ao escritório: Presença flexível e escritórios com maior privacidade

As grandes tecnológicas de Silicon Valley estão a adaptar-se, após dois anos de pandemia e de teletrabalho. Segundo o El Pais, as empresas como a Google, a Apple, o Facebook, a Microsoft e a Amazon estão a optar por um modelo de trabalho misto, com pelo menos dois dias de trabalho por semana em casa. Há empresas, ainda, que estão a fazer mudanças nos escritórios. É o caso da Google que, alegadamente, se prepara para fazer algumas mudanças a nível de estruturas, construindo espaços com maior privacidade para que os seus trabalhadores se sintam em casa.

07h30 - Incidência volta a subir na Alemanha

Segundo os dados atualizados pelo Instituto Robert Koch, a Alemanha regista, este domingo, mais 23.543 novos infetados com Covid-19 e 37 mortes. O país que está a passar por uma nova vaga de infeções, e que o ministro da Saúde disse tratar-se de uma pandemia entre não vacinados, soma assim um total de 4.767.033 casos e 96.525 vítimas mortais da doença, desde o início da pandemia.

07h15 - Mais de três quartos da população da China totalmente vacinada

Mais de três quartos da população da China já está totalmente inoculada contra a covid-19, de acordo com dados oficiais divulgados pela Comissão Nacional de Saúde. Mais de 2,31 milhões de doses das vacinas foram administradas até agora na China, disse o porta-voz da Comissão Mi Feng.

07h10 - Bom dia, iniciamos um novo acompanhamento da pandemia. Pode recordar o anterior através deste link.

Leia Também: Pandemia já matou mais de cinco milhões pessoas em todo o mundo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas