Imunidade para deputados suspeitos de tráfico de passaportes diplomáticos
A Assembleia Nacional do Senegal levantou hoje a imunidade parlamentar de dois deputados do partido presidencial e suspeitos de envolvimento no tráfico de passaportes diplomáticos, revelou fonte parlamentar.
© Reuters
Mundo Tráfico
Segundo a deputada Diarra Fame, citada pela agência France-Presse, presidente de uma comissão parlamentar especial, acrescentou que os deputados reunidos em plenário votaram pelo levantamento da imunidade de Boubacar Villiembo Biaye e El Hadji Mamadou Sall, por 84 votos a favor e três abstenções, sem votos contra.
Não houve necessidade de debate, com os deputados a votar depois de ouvirem o relatório da comissão, num processo que não durou mais do que 15 minutos, adiantou Diarra Fame.
O pedido de levantamento da imunidade parlamentar foi solicitado ao parlamento pelo juiz encarregado da investigação do alegado tráfico de passaportes diplomáticos.
Os dois deputados são suspeitos de terem recebido dinheiro para facilitarem a emissão de passaportes diplomáticos.
O juiz vai agora questionar os dois deputados, que mesmo que perca o mandato não belisca a maioria parlamentar favorável ao Presidente Macky Sal, mas a oposição considera este caso como suscetíveis de encobrir uma fraude mais alargada.
Os titulares de passaporte diplomático têm, entre outras vantagens, a isenção de visto para viajar para países que tenham assinado um acordo de isenção de visto com o Senegal, de acordo com um documento publicado na página na Internet da embaixada do Senegal na França.
Entre esses países estão vários países membros da União Europeia. A circulação de passaportes diplomáticos indevidos levanta questões de segurança.
De acordo com elementos da investigação publicados na imprensa senegalesa, os dois deputados em causa são suspeitos de terem falsificado identidades de terceiros, permitindo-lhes, e aos seus filhos, possuírem passaporte diplomático.
Um comerciante suspeito de ser o cérebro desta rede está na prisão desde 13 de setembro.
A imprensa senegalesa noticiou em outubro que Macky Sal deu instruções para a emissão de passaportes diplomáticos a jogadores da seleção nacional, a fim de facilitar a sua deslocação para as eliminatórias para o Mundial de futebol.
Leia Também: Chega pede informações sobre suspeitas de tráfico por militares na RCA
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com