A província sul-africana onde a nova variante da Covid-19, a Ómicron, foi inicialmente detetada sofreu um aumento de 330% nas hospitalizações relacionadas com o vírus na última semana.
Gauteng, que inclui a cidade de Joanesburgo, registou 580 hospitalizações por Covid-19 esta semana, de acordo com dados oficiais. Isto é um salto de 330% em relação às 135 hospitalizações de há duas semanas.
Ainda pouco se sabe sobre esta nova variante. Até agora, a opinião dos especialistas apontava para o perigo da Ómicron no sentido em que esta parece ter uma muito maior capacidade de propagação, no entanto, não aparenta provocar doença mais grave.
De recordar que a taxa de população vacinada na África do Sul é muito reduzida quando comparada com o resto do mundo. Isso pode ser um fator para o aumento das hospitalizações na província onde a variante foi inicialmente detetada.
Em Portugal, foram identificados 13 casos da variante Ómicron em jogadores e elementos da equipa técnica da Belenenses SAD. Graça Freitas, diretora-geral da saúde, disse esta segunda-feira que os mesmos estavam a evoluir favoravelmente, alguns dos quais até assintomáticos e que a "maior parte, se não todos" estavam vacinados contra a Covid-19.
Leia Também: Pfizer já está a trabalhar em vacina contra variante Ómicron