A porta-voz do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta quarta-feira, depois de ter sido divulgado um vídeo onde esta aparece a falar de uma alegada festa de Natal em Downing Street, em dezembro do ano passado.
Depois de aparecer a rir a falar desta “festa imaginária”, com outros assessores do governo britânico, foi em lágrimas que Allegra Stratton anunciou hoje aos jornalistas que renunciou ao cargo.
“O povo britânico fez imensos sacrifícios na batalha contra a Covid-19. Temo que os meus comentários se tenham tornado numa distração dessa luta […]. No vídeo divulgado parece que estou a desvalorizar as regras, regras que as pessoas faziam de tudo para cumprir. Mas essa nunca foi a minha intenção”, explicou a responsável.
Antes de terminar a sua declaração sobre o assunto, Allegra admitiu ainda que nunca se irá esquecer deste momento.
“Vou lamentar para sempre as minhas observações e quero aproveitar para pedir desculpas a todos vocês por elas, principalmente, a todos os que perderam entes-queridos, suportaram uma solidão intolerável e lutaram pelos seus negócios. Sinto muito. Por isso, esta tarde, apresentei a minha demissão ao primeiro-ministro”, afirmou.
"I will regret those remarks for the rest of my days"
— BBC Breaking News (@BBCBreaking) December 8, 2021
Allegra Stratton gives a tearful statement as she resigns as government adviser, after she was seen in video joking about lockdown Christmas party at No 10https://t.co/xr1lLgIXwI pic.twitter.com/Idqbe5vgtO
A demissão de Allegra surge horas depois de outros porta-voz do primeiro-ministro ter confirmado que Boris Johnson continuava a ter “total confiança” nela.
No vídeo divulgado esta semana por vários meios britânicos a agora ex-assessora surge a falar com o assessor Ed Oldfield e outro colaborador sobre uma "festa imaginária" de Natal que terá acontecido em Downing Street, em dezembro do ano passado.
"Esta festa imaginária foi uma reunião de trabalho e não teve distanciamento social", diz a rir Allegra. Já o outro assessor garante que "não foi uma festa, foi vinho e queijo".
Exclusive: Senior Downing Street staff joked about holding a Christmas party in Number 10 just four days after event is alleged to have taken place last December
— ITV News Politics (@ITVNewsPolitics) December 7, 2021
Watch full video here: https://t.co/4IejHdqtJM pic.twitter.com/6XMa2t2d1g
Leia Também: Boris Johnson pede desculpa mas nega festa em Downing Street