Dentro de pouco dias, a nova variante da Covid-19, Ómicron, descoberta há pouco mais de duas semanas, poderá tornar-se dominante no Reino Unido. Quem o diz é a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido que aponta que a vacina é menos eficaz contra esta nova variante em comparação com a variante Delta.
Segundo as autoridades sanitárias os casos da Ómicron estão a ascender muito mais rapidamente do que os casos da variante Delta e mesmo os duplamente vacinados estão em risco.
Numa conferência de imprensa dada esta sexta-feira, as autoridades de saúde indicaram que, a este ritmo, os casos de Ómicron não só chegariam ao milhão de casos - como já era previsto há uma semana- , como ultrapassariam esse valor até ao final do mês.
Apesar dos dados alarmantes da transmissibilidade da variante, as autoridades estão otimistas no que diz respeito à efetividade da vacina.
"Os dados preliminares mostram que a eficácia contra a nova variante parece aumentar consideravelmente no período inicial após uma dose de reforço, fornecendo cerca de 70 a 75 por cento de proteção contra infeções sintomáticas", indicam. Ou seja, a vacina é eficaz a prevenir doença severa ou morte.
Leia Também: Reino Unido soma mais 58.194 infetados e 120 mortes pela Covid-19