Tornados matam mais de 50 pessoas nos EUA
Vários edifícios colapsaram entre os quais um armazém da Amazon.
© Lusa
Mundo Tornados
Pelo menos 50 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas na sequência de vários tornados que atingiram cinco estados norte-americanos, na noite desta sexta-feira e madrugada deste sábado,
Contam os meios locais que os ciclones deixaram um caminho de destruição por onde passaram. Os estados mais afetados foram o Missouri, Arkansas, Tennessee, Kentucky e Illinois.
No Kentucky terão morrido, pelo menos, 50 pessoas, durante o colapso de uma fábrica de velas em Mayfield, revelou o governador Andy Beshear, à CNN Internacional.
"Receio que haja mais de 50 mortos no Kentucky (...), estamos provavelmente mais perto de 70 a 100 mortos, é horrível", disse Beshear numa conferência de imprensa, citado pela agência de notícias France-Presse (AFP).
Beshear disse que "havia cerca de 110 pessoas na altura em que o tornado" atingiu a fábrica de velas.
"É muito difícil, muito duro, e estamos a rezar por cada uma dessas famílias", afirmou.
Já no Tennessee, duas mortes relacionadas com tempestades foram relatadas em Lake County e uma no condado de Obion, no noroeste do estado, disse uma porta-voz da agência de gestão de emergências, citada pela agência de notícias Associated Press (AP).
No Arkansas, um tornado atingiu um lar de idosos em Monette Manor, na sexta-feira à noite, matando uma pessoa e provocando cinco feridos graves.
O edifício colapsou e 20 pessoas ficaram encurraladas, disse o juiz do condado de Craighead à AP. Segundo a mesma fonte, o edifício ficou parcialmente destruído.
A outra vítima mortal é do Missouri, mais propriamente de St.Charles County, uma zona rural perto da cidade de Defiance, onde desabaram também vários edifícios.
No Illinois, um tornado provocou o colapso de um armazém da empresa Amazon perto de Edwardsville, cerca de 40 quilómetros a leste de St. Louis, provocando pelo menos um ferido, que foi transportado de helicóptero para um hospital local, segundo a AP.
O chefe da Polícia de Edwardsville, Mike Fillback, disse que várias pessoas que estavam no edifício foram levadas de autocarro para uma esquadra para avaliação.
Às primeiras horas de hoje, as equipas de salvamento ainda estavam a procurar eventuais vítimas nos escombros, tendo sido mobilizadas gruas e retroescavadoras.
O colapso do edifício foi noticiado pouco depois de um tornado ter atingido a cidade cerca das 20h30 locais de sexta-feira (2h30 de hoje em Lisboa).
Até ao momento ainda não é conhecida a velocidade exata dos tornados. De acordo com a CNN, foram pelo menos 19 os ciclones que atingiram estes cinco estados norte-americanos.
https://t.co/CuF7Qn21z0
— Brett Adair (@AlaStormTracker) December 11, 2021
Drone video of the Mayfield Consumer Products plant (candle plant) where rescue operations are still ongoing. No numbers being given - but it's not good in terms of injuries / missing. #KYwx #LSMwx @LiveStormsMedia
[Notícia atualizada às 12h18]
Leia Também: Macau sobe alerta para ciclone tropical severo Kompasu
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com