Espanha já confirmou 49 casos de Covid-19 causados pela variante Ómicron através de sequenciamento genético. Segundo o relatório diário, publicado ao início da tarde, pelo Centro Europeu para Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC), citado pelo El País, nas últimas 24 horas foram detetados mais 13.
No total, os países da UE, o Liechtenstein, a Islândia e a Noruega relataram 2.127 infeções com a nova estirpe do vírus. São 441 a mais do que ontem, embora a Noruega (que contribui com mais da metade dos casos) inclua nos seus registos tanto os confirmados por sequenciamento quanto os suspeitos.
De acordo com o ECDC, "todos os casos para os quais existe informação disponível são assintomáticos ou ligeiros” e não foram registadas mortes relacionadas com a variante.
No entanto, alertam, a "informação deve ser tratada com cautela, uma vez que o número de casos é muito baixo para perceber se a manifestação clínica do Ómicron difere das outras variantes detetadas anteriormente".
A agência também relata que em todo o mundo foram diagnosticados 8.826 casos da nova variante em 75 países. O Reino Unido registou a primeira morte de um paciente infetado com esta estirpe na segunda-feira.
Leia Também: País Basco impõe certificado a ginásios e concertos mas não em estádios