A última plataforma de gelo remanescente do glaciar Thwaites na Antártida, conhecido por "Doomsday", e que está a 'segurar' o glaciar do colapso total, pode desaparecer dentro de 5 anos provocando milhões de desalojados.
De acordo com os cientistas, o colapso de um glaciar desta dimensão - poderíamos comparar este glaciar com Espanha em termos de tamanho - causaria um aumento do nível do mar no mundo que poderia levar milhões a ter de abandonar as suas casas.
Este é um dos maiores glaciares, e que mais rápido tem derretido, na Antártica, segundo os cientistas.
Atualmente esta plataforma contribui com até 4% para o aumento do nível global do mar, mas, quando derretida, estaremos perante um aumento do nível do mar em até 25%. Se todo o glaciar entrar em colapso, o nível do mar poderá aumentar em cerca de 60 centímetros.
Outro dos problemas é que também é provável que destabilize outros glaciares ao longo da Antártica Ocidental.
Se o manto de gelo da Antártica Ocidental derreter completamente, estamos a falar de uma área aproximadamente do tamanho da Índia, o nível do mar global subiria mais de 3 metros, de acordo com a Colaboração Internacional de Glaciar Thwaites.
Em 2020, os cientistas advertiram que o mundo poderia esperar um aumento de cinco a três metros do nível do mar antes do final do século, transformando as atuais linhas costeiras e forçando centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo a deixar suas casas.
Leia Também: Glaciar instável no Monte Branco preocupa cientistas e autoridades