De forma a tentar proteger os seus animais contra o coronavírus, o Jardim Zoológico da capital do Chile testou uma vacina experimental em três tigres, três leões, três pumas e um orangotango.
A fórmula experimental desta vacina foi doada pela empresa global de saúde animal Zoetis Inc, que disponibilizou dez vacinas para animais suscetíveis, avança a Reuters.
"Estamos a utilizar uma vacina experimental que produzirá resultados de curto prazo que nos permitirão desenvolver uma vacina que hoje ainda não está no mercado", explicou o diretor do Zoológico, Ignacio Idalsoaga.
"Estas são as primeiras doses produzidas em todo o mundo, o que permitirá a precisão científica e, posteriormente, a produção em massa para proteger todos os animais deste vírus mortal em zoológicos como o nosso", acrescentou.
O técnico em animais da Zoetis, Cristian Dunivicher, esclareceu que no ano passado tinham sido feitas pesquisas com cães e gatos e que, agora, a vacina experimental irá ser testada em diferentes jardins zoológicos, maioritariamente nos Estados Unidos.
O Jardim Zoológico de Buin começou à procura de maneiras para manter os seus animais seguros depois de descobrir que, tal como os humanos, também poderiam contrair o coronavírus.
Leia Também: OMS aprova uso de emergência de vacina CovovaxTM