AO MINUTO: Ómicron domina nos EUA; Semana de contenção insuficiente?
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19.
© Getty Images
Mundo Covid-19
Portugal registou, este domingo, o maior número de óbitos desde 9 de março. Foram 25 as pessoas que não resistiram à Covid-19 e atiraram os números da pandemia para valores semelhantes aos vividos durante a anterior vaga da doença no país.
Tanto em Portugal, como lá fora, responsáveis institucionais continuam a lembrar que a vacinação é a "melhor arma" contra a pandemia, tendo sido esta, por isso, alargada agora aos mais novos.
Só este fim de semana, e até às 18h deste domingo, mais de 88 mil crianças tinham sido vacinadas no nosso país. Entretanto, informações atualizadas esta manhã, indicam que esse valor atingiu as 96 mil inoculações.
As crianças dos nove aos 11 anos que não foram vacinadas neste fim de semana vão ter oportunidade de agendar a vacinação para os próximos dias dedicados à vacinação pediátrica. Está previsto que, entre 6 e 9 de janeiro, sejam vacinadas as crianças que têm entre sete e nove anos, ficando reservados os dias 15 e 16 para a administração da primeira dose ao grupo dos seis e sete anos, enquanto a 22 e 23 do mesmo mês serão vacinadas as de cinco anos.
Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo.
Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:
00h00 - Boa noite! O acompanhamento AO MINUTO termina por aqui, mas será retomado na manhã de terça-feira. Em caso de sintomas, isole-se, contacte as autoridades de saúde, e siga as recomendações dadas.
23h54 - Londres cancela festejos de Ano Novo
O autarca trabalhista de Londres, Sadiq Khan, anunciou hoje à noite a anulação das festividades previstas na capital britânica para o Ano Novo, face ao aumento drástico de casos da muito contagiosa variante Ómicron.
"Com as infeções de Covid-19 em níveis recorde na nossa cidade e no Reino Unido, estou determinado a (...) fazer tudo o que é possível para conter a propagação da nova variante e garantir que os nossos serviços de saúde não fiquem sobrecarregados este inverno", indicou Khan, em comunicado.
23h53 - Brasil exige certificado e teste negativo para entrada no país
O governo brasileiro anunciou hoje que será necessária a apresentação do certificado de vacinação contra a Covid-19, assim como um teste negativo à doença, para a entrada no país por via aérea.
23h27 - Neste Natal, a DGS relembra que deve reduzir o risco e testar-se
Neste Natal, a saúde é o melhor presente. Antes de se juntar à família, reduza o risco e faça um teste. Proteja-se a si e aos outros.#sejaumagentedesaudepublica #estamoson #UmconselhodaDGS #COVID19PT #DGS #INSA #Saúde #SNS pic.twitter.com/g7Mk8gJFKR
— DGS (@DGSaude) December 20, 2021
23h22 - Presidente promulga diploma que altera medidas no âmbito da pandemia
O Presidente da República promulgou hoje a alteração às medidas no âmbito da pandemia da Covid-19, que incluem a aplicação do regime do apoio excecional à família no período de contenção, entre 2 e 9 de janeiro.
23h16 - OMS afirma que 2022 deve ser o ano de acabar com a pandemia
O ano de 2022 deve ser aquele em que se "coloca fim à pandemia", sublinhou hoje o líder da Organização Mundial da Saúde (OMS), pedindo prudência nas festas.
"Estamos todos fartos desta pandemia. Todos queremos estar com as nossas famílias, mas para melhor as proteger e nos protegermos, em alguns casos, isso significa anular um evento", declarou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
23h15 - Ómicron domina nos EUA com 73% dos casos
A nova estirpe do SARS-CoV-2, a Ómicron, está a varrer os Estados Unidos da América (EUA). O país conta, agora, com 73% dos casos de Covid-19 associados a esta variante, segundo dados revelados hoje pelas autoridades de saúde norte-americanas.
21h58 - "Fase de incerteza". Uma semana de contenção "pode não ser suficiente"
A diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, defendeu esta segunda-feira que uma semana de contenção dos contactos pode não ser suficiente perante o panorama de aumento de contágios e face à grande "incerteza" que representa ainda a variante Ómicron.
21h37 - Brasil soma 2.094 casos e 70 óbitos no último dia
No último dia, o Brasil contabiliza mais 2.094 casos e 70 óbitos devido à Covid-19, segundo dados hoje revelados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
No total, o país soma 22.215.856 infeções e 617.873 mortes desde o início da pandemia.
#PainelConass Covid-19
— CONASS (@ConassOficial) December 20, 2021
Data: 20/12/2021, 18h
Casos
• 2.094 no último período
• 22.215.856 acumulados
Óbitos
• 70 no último período
• 617.873 óbitos acumulados
Mais informações: https://t.co/ZjV7hqzyQ0
21h21 - Secretário da Saúde dos Açores admite aumento de casos de Ómicron
O secretário regional da Saúde dos Açores disse hoje que houve um aumento de casos de infeção por SARS-CoV-2 com a variante Ómicron na região, sem quantificar, admitindo avançar, esta semana, com novas medidas restritivas.
"Vamos tendo notícia de que há um aumento progressivo de casos da nova variante nos Açores, tal como de resto acontece no mundo, na Europa e a nível nacional", afirmou o titular da pasta da Saúde nos Açores, Clélio Meneses, citado numa nota de imprensa.
21h20 - Madeira regista mais uma morte, 165 novos casos e 1.353 infeções ativas
A Madeira registou hoje mais uma morte por Covid-19, elevando o número de óbitos associados à doença para 123, indicou a Direção Regional de Saúde, que reporta também 165 novos casos e um total de 1.353 infeções ativas.
21h19 - PS e BE criticam mudança de regras nos testes em Lisboa
A Câmara de Lisboa só assegura testes gratuitos à Covid-19 nas farmácias depois de o utente esgotar os quatro mensais comparticipados pelo SNS, uma mudança em vigor desde sábado que foi hoje criticada por PS e BE.
Os vereadores do PS e do BE na câmara criticaram hoje a mudança de regras na comparticipação de testes pela CML, que coincidem com as festas de Natal e Ano Novo e com mais exigências e recomendações de testes por parte das autoridades.
21h18 - Apoio abrange pais em teletrabalho com filhos na escola até ao 4.º ano
O apoio à família, reativado de 2 a 9 de janeiro, destina-se a quem tem filhos menores de 12 anos, mas em caso de teletrabalho, abrange apenas pais com filhos na escola até ao 4.º ano.
Segundo esclareceu fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, "o apoio excecional à família é para filhos menores de 12 anos, sendo que nos casos em que o trabalhador está em teletrabalho, o apoio é concedido caso o filho frequente até ao primeiro ciclo do ensino básico (4.º ano)".
20h12 - O SNS recorda que, se tem mais de 65 anos e ainda não foi vacinado contra a Covid-19 ou gripe, poderá fazê-lo tanto num centro de vacinação, como num centro de saúde
20h09 - Vacinação de crianças entre 5 e 11 anos arranca nos Açores em janeiro
Os Açores vão iniciar a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 5 e os 11 anos em janeiro, anunciou hoje o secretário regional da Saúde e Desporto, Clélio Meneses.
20h08 - Espanha reporta 79.704 contágios e 85 mortes. Incidência volta a subir
Espanha reportou 79.704 contágios e 85 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo os dados hoje revelados pelo ministério da Saúde espanhol.
Desde o início da pandemia que o país regista 5.535.231 casos diagnosticados e 88.793 óbitos associados à Covid-19.
Actualización de datos de #COVID19https://t.co/ypS49lflYR
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) December 20, 2021
Infografías y otros materiales sobre el coronavirus:https://t.co/kyYeapDC2N
¡Protégete y protege a los demás!#YoMeVacunoSeguro pic.twitter.com/ozTycwd6oG
19h55 - Governo convoca para terça-feira Conselho de Ministros extraordinário
O Governo convocou para terça-feira um Conselho de Ministros extraordinário para a adoção de medidas de combate e prevenção da pandemia da Covid-19, disse hoje à Lusa fonte oficial do executivo.
A reunião do Conselho de Ministros, a última antes do Natal, estava prevista para se realizar na próxima quinta-feira, como é habitual, mas o líder do executivo decidiu antecipá-la já para terça-feira.
19h11 - França soma mais 15.075 casos e 322 mortes
França soma, esta segunda-feira, mais 15.075 casos e 322 mortes associadas à Covid-19, segundo os dados revelados pelas autoridades de saúde francesas. Destes óbitos, 225 referem-se a pessoas que estavam hospitalizadas.
No campo da vacinação, 19.806.232 pessoas já receberam a dose reforço, ao passo que 52.544.638 já foram inoculadas pelo menos uma vez. Com o esquema vacinal completo, registam-se 51.476.035 pessoas.
Campagne de vaccination contre le #COVID19 | Au 20 décembre :
— Ministère des Solidarités et de la Santé (@Sante_Gouv) December 20, 2021
19 806 232 personnes ont reçu une dose de rappel
52 544 638 personnes ont reçu une 1ère injection
19h10 - África tem de levar as vacinas "das prateleiras aos braços" das pessoas
Especialistas e responsáveis africanos defenderam hoje a necessidade de levar as vacinas anti-Covid-19 "das prateleiras para os braços" das pessoas, lembrando que muitos países em África não estão a conseguir vacinar ao ritmo das doses que recebem.
Numa reunião ministerial de alto nível que decorreu hoje por vídeoconferência, a diretora-executiva da Unicef, Henrietta Fore, disse que, enquanto no ano que agora termina a preocupação relativamente à vacinação contra a Covid-19 em África foi fazer chegar doses suficientes ao continente, em 2022 o foco terá de ser levar as vacinas "aos braços" dos africanos.
19h09 - Hospital da Covilhã disponibiliza testes antes do Natal e do Ano Novo
O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB), que tem sede na Covilhã, vai disponibilizar em regime de casa aberta testes de rastreio à Covid-19 nos dias antes do Natal e da passagem do ano, foi hoje anunciado.
19h08 - OMS diz que poder político africano deve apostar na sensibilização
A diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS) para África, Matshidiso Moeti, defendeu hoje que o poder político africano "deve apostar na sensibilização das comunidades para garantir o sucesso da vacinação" contra a pandemia de Covid-19.
18h25 - Mais 51.564 crianças vacinadas contra a Covid-19 em Portugal
Mais de 95 mil crianças (95.272), com idades entre os cinco e os 11 anos, já receberam uma dose da vacina pediátrica contra a Covid-19. Destas, 51.564 foram administradas no último dia, indica o relatório diário da vacinação divulgado pela Direção-Geral de Saúde (DGS).
18h25 - Guiné-Bissau registou mais oito casos positivos
A Guiné-Bissau registou na última semana mais oito casos positivos de infeção pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19, segundo os dados hoje divulgados pelo Alto Comissariado para a Covid-19.
17h33 - Natal em família ainda não será 'normal'. Maioria não se sente segura
Aumento do número de infeções e surgimento da nova variante do SARS-CoV-2 estão a causar receios nos portugueses, que ainda não se sentem seguros a celebrar a quadra natalícia como acontecia antes da pandemia. Como vai ser na sua casa?
17h27 - "Testar é fundamental", recorda a DGS. Veja o vídeo
17h25 - Itália contabiliza 16.213 infeções e 137 óbitos em apenas 24 horas
Esta segunda-feira, Itália soma 16.213 infeções e 137 óbitos associados à Covid-19, segundo os dados atualizados pelas autoridades sanitárias do país.
No total, Itália regista 5.405.360 casos e 135.778 mortes pela Covid-19 desde o início da pandemia.
17h25 - Futebol inglês sem interrupção apesar do número recorde de casos
A Liga inglesa de futebol vai manter o calendário competitivo de Natal e Ano Novo, decidiram hoje os clubes, apesar da onda de casos positivos de Covid-19 que cancelou seis partidas na derradeira jornada.
17h01 - Portugal é o 11.º país europeu com menos novos casos diários
Portugal é esta semana o 11.º país da União Europeia (UE) com menos novos casos diários de contágio por SARS-CoV-2 por milhão de habitantes a sete dias, segundo o 'site' estatístico Our World in Data.
Esta semana o país subiu de 386 novos casos diários para 433 por milhão de habitantes, mantendo-se, no entanto, ainda abaixo da média da UE, que desceu de 559 novos casos diários por milhão de habitantes para 541.
17h00 - Brasil reduz intervalo entre reforço vacinal e introduz 4.ª dose
O Ministério da Saúde brasileiro confirmou esta segunda-feira que irá reduzir o intervalo entre doses de reforço da vacina contra a Covid-19, bem como uma quarta dose para os imunossuprimidos. Em ambos os casos, o intervalo passa a ser de quatro meses, a partir da última dose.
16h46 - Moçambique com sete óbitos na última semana
O número de óbitos por Covid-19 na última semana em Moçambique foi de sete, segundo dados das autoridades de saúde, um valor que indica que a mortalidade tem crescido pouco quando comparada com a aceleração do número de casos.
16h39 - OMS confirma que vacinados e curados podem ser infetados pela Ómicron
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou esta segunda-feira que as pessoas vacinadas contra a Covid-19 podem ser infetadas pela nova variante Ómicron, assim como aquelas que já tiveram a doença associada ao SARS-CoV-2.
16h35 - Reino Unido regista 2.º valor mais alto de casos desde início da pandemia
Nas últimas 24 horas, o Reino Unido sofreu mais uma subida no número de casos associados à Covid-19, contabilizando 91.743 infeções e 44 mortes. O número de casos é o segundo maior desde que a pandemia começou, logo depois dos 93.045 registados na sexta-feira passada.
O país soma, assim, 11.453.121 casos e 147.261 óbitos associados à Covid-19 desde o início da pandemia.
16h35 - Bruxelas autoriza 5.ª vacina na UE após 'luz verde' da EMA à Nuvaxovid
A Comissão Europeia autorizou hoje a utilização da vacina Nuvaxovid, a quinta contra a Covid-19 a ser comercializada na União Europeia, na sequência do parecer positivo da Agência Europeia de Medicamentos (EMA), dado horas antes.
16h30 - Mais de 1.400 passageiros e 38 companhias multadas em 19 dias
Mais de 1.400 passageiros e 38 companhias aéreas foram multados nos aeroportos portugueses em 19 dias por falta de teste negativo à SARS-CoV-2, ou certificado de recuperação, indicou hoje à Lusa o Ministério da Administração Interna.
16h30 - Incidência de infeções volta a subir e Rt nacional estável
A incidência de infeções com o vírus SARS-CoV-2 voltou a aumentar a nível nacional, passando para os 558,5 casos por 100 mil habitantes, enquanto o índice de transmissibilidade (Rt) estabilizou nos 1,07, segundo os dados oficiais de hoje.
16h04 - 30% das crianças dos 9 aos 11 anos vacinadas no fim de semana
Cerca de 30% das crianças entre os 9 e os 11 anos (295.734) foram vacinadas no passado fim de semana contra a Covid-19, segundo as contas feitas pela Lusa com base em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).
15h50 - Portugal com 18 óbitos 2.752 infetados
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), Portugal contabilizou nas últimas 24 horas mais 18 mortes e 2.752 novos casos de contágio.
No que diz respeito aos internamentos, estão, neste momento, mais 12 pessoas internadas em enfermaria, para um total 943, e mais sete em unidades de cuidados intensivos (UCI), totalizando agora 152.
Já se encontra disponível o Relatório de Situação de hoje, 20 de dezembro. Consulte o relatório completo em https://t.co/dMLp0SK1sj#sejaumagentedesaudepublica #estamoson pic.twitter.com/Hz3CQDvM6h
— DGS (@DGSaude) December 20, 2021
15h40 - Tem mais de 60 anos e ainda não foi vacinado?
15h35 - Luz verde para a vacinação de crianças dos 5 aos 11 anos de idade em França
A Alta Autoridade Francesa para a Saúde (HAS) deu luz verde à vacinação voluntária de crianças dos 5 aos 11 anos de idade.
15h20 - Alemanha vai limitar a dez pessoas as reuniões familiares no Natal
Vários meios alemães estão a avançar com a possibilidade de o governo alemão reduzir a dez o número de pessoas que podem estar reunidas no Natal. O objetivo é conter a propagação da Covid-19. Espera-se que a medida seja aprovada, esta terça-feira, numa reunião entre o Governo federal e os líderes regionais do país.
15h01 - Assembleia da Nazaré reclama centro de vacinação e de testagem na vila
A Assembleia Municipal da Nazaré vai solicitar ao Ministério da Saúde a abertura de um centro de vacinação e testagem à covid-19 na vila, onde a pandemia acentuou a falta de respostas do novo centro de saúde.
14h49 - Este ano, mais portugueses tencionam ir de férias no Natal ou Ano Novo
Número é "bastante superior ao do ano passado", quando só 1% pretendia ir de férias nesta altura do ano. Ainda assim, a grande maioria (68%) não irá de férias durante neste período.
14h21 - Apesar da crise, redução da população empregada no Norte foi "residual"
Durante a crise pandémica a população empregada na região Norte diminui "apenas 0,2%" em 2020, traduzindo-se em "menos 4.100 postos de trabalho", verificando-se efeitos negativos mais acentuados no setor do turismo, segundo um estudo divulgado hoje.
13h58 - Açores com 62 novos casos e 396 infeções ativas
Os Açores diagnosticaram, nas últimas 24 horas, 62 novos casos positivos de covid-19, e 20 pessoas recuperaram da doença no arquipélago, que tem hoje 396 infeções ativas, informa a Autoridade de Saúde Regional.
13h37 - Agência Europeia do Medicamento aprova vacina da Novavax
A vacina norte-americana Novavax foi esta segunda-feira aprovada pela Agência Europeia do Medicamento (EMA, na sigla em inglês) para pessoas com mais de 18 anos de idade. É a quinta vacina aprovada na União Europeia, depois das vacinas da Pfizer, Moderna, AstraZeneca e Johnson & Johnson. A Novavax, que também é administrada em duas doses, deverá começar a ser distribuída pelos estados-membros em janeiro.
‼️ EMA recommends Nuvaxovid, the #COVID19vaccine developed by #Novavax, for authorisation in the 🇪🇺, to prevent #COVID19 in people from 18 years of age. #HealthUnion
— EU Medicines Agency (@EMA_News) December 20, 2021
https://t.co/C0CrY8Jhih pic.twitter.com/bFDwTnh4Zf
13h10 - UE chega a acordo sobre lei que facilita compra de medicamentos e vacinas
O Conselho da União Europeia (UE) chegou hoje a um acordo político sobre uma nova legislação para facilitar a compra de medicamentos, vacinas e matérias-primas, bem como o financiamento de emergência, no âmbito da nova autoridade europeia de saúde.
13h01- Boris Johnson vai reunir-se de emergência para analisar a possibilidade de imposição de novas medidas
Primeiro-ministro britânico pondera a aplicação de mais medidas dada a propagação da variante Ómicron no país. O encontro deve acontecer ao início da tarde, reporta o The Sun.
12h48 - Irlanda impõe recolher obrigatório às 20h para o setor hoteleiro
A Irlanda lançou novas restrições, esta segunda-feira, para conter a propagação da variante Ómicron com um recolher obrigatório às 20h para a indústria hoteleira e redução do número de pessoas em grandes eventos.
12h42 - Norma revista: Vacinados que coabitem com caso confirmados são contatos de alto risco
Pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 que coabitem com um caso confirmado de infeção por SARS-Cov-2 são consideradas contacto de alto risco, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje atualizada.
12h38 - Beja tem novo centro para realização de testes rápidos gratuitos
A cidade de Beja dispõe desde hoje de um novo centro para realização gratuita de testes rápidos de antigénio à população para despistar o vírus que provoca a doença covid-19, divulgou o município.
12h30 - Ómicron leva ao adiamento da reunião anual do Fórum Económico Mundial
A Ómicron levou ao adiamento da reunião anual do Fórum Económico Mundial, anunciou a organização, esta segunda-feira. O encontro estava previsto para entre os dias 17 e 21 de janeiro em Davos, na Suíça.
January’s planned Annual Meeting will be deferred to later in 2022 https://t.co/eUI8Ea4TeL
— World Economic Forum (@wef) December 20, 2021
12h14 - Algarve Biomedical Center começa hoje a realizar testes rápidos gratuitos
O Algarve Biomedical Center (ABC) está desde hoje a realizar testes rápidos gratuitos à covid-19 ao abrigo do regime de comparticipação de testes antigénio, divulgou o centro académico de investigação e formação biomédica do Algarve.
12h08 - Há mais casos ativos de Covid-19 em Portugal do que na mesma época do ano passado
Apesar de a população estar hoje mais protegida do que no ano passado, graças à vacinação, os dados da Covid-19 indicam que há hoje mais casos ativos da doença do que no Natal do ano passado.
11h45 - Pandemia provoca "aumento significativo" de pessoas sem-abrigo em Faro
O número de pessoas em situação de sem-abrigo tem vindo a aumentar em Faro, com a maioria a pernoitar em locais precários como carros ou edifícios abandonadas, um cenário agravado pela pandemia de covid-19, indicam dados oficiais.
11h38 - Dose de reforço da Moderna aumenta anticorpos
A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou, esta segunda-feira, que a dose de reforço da sua vacina contra a Covid-19 protege contra a nova variante Ómicron, avança o The New York Times, citando dados que ainda não foram revistos pelos pares.
11h30 - Testes grátis à Covid-19 também podem ser feitos em (algumas) lojas Wells
Arranca esta segunda-feira, dia 20 de dezembro, uma parceria entre a Wells e os laboratórios Unilabs, que prevê a testagem gratuita em lojas Wells selecionadas nas zona da grande Lisboa e grande Porto, Coimbra, Guimarães, Leiria e Viseu.
11h20 - Pandemia, pobreza e migrantes dominam mensagens de Natal dos bispos
A pandemia, a pobreza e a necessidade de acolhimento aos imigrantes são notas dominantes de grande parte das mensagens de Natal dos bispos católicos portugueses já conhecidas.
11h15 - Rafael Nadal testou positivo à Covid-19
Rafael Nadal confirmou nesta segunda-feira que está infetado com Covid-19. O tenista espanhol chegou recentemente a casa depois de ter disputado o torneio em Abu Dhabi.
Hola a todos. Quería anunciaros que en mi regreso a casa tras disputar el torneo de Abu Dhabi, he dado positivo por COVID en la prueba PCR que se me ha realizado al llegar a España.
— Rafa Nadal (@RafaelNadal) December 20, 2021
11h00 - Medidas de contenção em vigor a seguir ao Natal, defende especialista
André Peralta defendeu hoje, em declarações à SIC Notícias, que as medidas de contenção à Covid-19 deveriam ser "antecipadas", ou seja, deveriam ter início logo a seguir ao Natal e não só em janeiro como foi definido pelo Governo.
O especialista acredita que Portugal está numa situação melhor em relação ao ano passado, uma vez que a "cobertura vacinal é bastante elevada", contudo defende a aplicação de "medidas cirúrgicas" como a aplicação de medidas antecipadas e a revisão das medidas relacionadas com a entrada em sítios como bares e discotecas.
10h55 - Doentes em UCI. "Grande maioria são adultos não vacinados"
O diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e pneumologista, Carlos Robalo Cordeiro, afirmou que a “grande maioria [das pessoas internadas] são pessoas não vacinadas, que não são crianças, [são] adultos não vacinados” e deu como exemplo o hospital onde trabalha, onde 80% dos doentes que estão um UCI são não vacinados. “À medida que vamos tendo maior impacto nos hospitais estamos a desviar recursos e meios para os outros doentes não Covid”, alertou.
10h52 - Quase 50 pessoas infetadas a bordo de cruzeiro nos EUA
Quarenta e oito pessoas a bordo do Royal Caribbean testaram positivo à Covid-19, este fim de semana. À exceção de um dos infetados, todos os outros estavam vacinados com as duas doses da vacina, informou a empresa de cruzeiros em comunicado.
10h36 - Presidente sul-africano regressa ao trabalho após quarentena
O Presidente sul-africano, Cyril Ramaphosa, regressou hoje ao trabalho, após uma semana de quarentena, depois de testar positivo à covid-19, anunciaram as autoridades do país.
10h00 - Israel inclui EUA e Canadá na "lista vermelha" que restringe viagens
O Governo de Israel incluiu hoje os Estados Unidos e o Canadá na "lista vermelha de viagens" como medida contra a propagação da variante Ómicron do SARS-CoV-2, da qual já constava Portugal.
09h54 - "Cansaço pandémico" sentido na prática religiosa telemática
O "cansaço pandémico" fez-se sentir na prática religiosa, tendo-se refletido numa menor assiduidade nas celebrações por via telemática durante o segundo confinamento, revelou um estudo hoje divulgado.
09h45 - No combate à pandemia, realeza da Dinamarca adia ato simbólico
Com um crescente número de casos de Covid-19 e da nova variante Ómicron, a Dinamarca reforçou as medidas de combate ao vírus e a realeza não ficou de fora. A rainha Margarida decidiu adiar um ato de grande simbolismo, nomeadamente, a celebração dos seus 50 anos de reinado.
09h28- Especialista prevê "explosão de casos". "Mesmo erros do Natal passado"
Com o início da semana do Natal, surgem as preocupações em relação à propagação da Covid-19. André Peralta-Santos, antigo diretor dos serviços de Informação e Análise da Direção-Geral da Saúde (DGS), publicou na sua página oficial do Twitter que são necessárias “mais medidas restritivas”, esclarecendo que esta “é uma decisão coletiva” que tem que ser tomada.
Mais medidas restritivas é uma decisão coletiva que temos de tomar, faço o meu papel em explicitar as escolhas.
— Andre Peralta-Santos (@andre_peralta) December 19, 2021
No ano passado decidimos aliviar restrições no natal e pagamos caro essa decisão com um janeiro de 2021 de má memória.
08h56 - "UE já encomendou vacinas adaptadas às novas variantes"
A pandemia foi um dos temas debatidos no espaço semanal de Luís Marques Mendes, na SIC Notícias, onde o comentador revelou, este domingo, que "a União Europeia já encomendou vacinas que, ao que parece, são adaptadas às novas variantes". "É um bocadinho jogar na antecipação. É positivo", considerou.
08h45 - Lisboa com testes gratuitos após cada utente ter esgotado comparticipados
"A Câmara de Lisboa vai continuar a assegurar a testagem gratuita à Covid-19 na rede de farmácias aderentes, depois de cada utente ter esgotado o número de testes comparticipado pelo SNS (quatro por mês)", informou a autarquia nas redes sociais.
08h35 - Farmácias vão reunir-se hoje de urgência como Infarmed
A Associação Nacional de Farmácias (ANF) vai reunir-se de emergência esta manhã com o Infarmed, avança a SIC Notícias. Em causa está alegada falta de testes nas farmácias devido ao aumento da procura nos últimos dias e, sobretudo, com a chegada do Natal.
O objetivo da reunião é apurar quais são os constrangimentos, atualmente, e encontrar soluções para aumentar a capacidade de testagem.
08h17 - Bar multado por quebrar regras da Covid-19 decide dar uso à multa
O dono de um bar, multado por servir bebidas a uma pessoa que não estava vacinada, decidiu criticar, de forma insólita, o castigo a que foi alvo, mostrando-se nada arrependido. Nas redes sociais, o bar, localizado em Queensland, Austrália, partilhou uma imagem da multa enrolada no rolo de papel higiénico da casa de banho.
08h10 - Rainha Isabel II não arrisca e cancela ida a igreja
A rainha Isabel II cancelou a missa habitual aos domingos, em Windsor, de maneira a evitar quaisquer riscos de ser infetada pela Ómicron, variante da Covid-19 cujos números têm vindo a aumentar no Reino Unido.
07h40 - Portugal tem 96 mil crianças vacinadas com a 1.ª dose da vacina
De acordo com a SIC Notícias, cerca de 96 mil crianças foram vacinadas este fim de semana. Recorde-se que estavam agendadas 77 mil inoculações, mas o Governo viria a afirmar que os pais que quisessem comparecer mesmo sem o agendamento feito, poderiam fazê-lo. Assim, o número de menores inoculados acabou por superar as expetativas.
07h36 - Reino Unido regista 104 internamentos e 12 mortes relacionados com a variante Ómicron
O ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab, confirmou, esta segunda-feira, que 104 pessoas foram internadas com a variante Ómicron e 12 morreram.
07h35 - Alemanha regista mais 16.086 casos e 119 mortes de Covid-19
Segundo indicam os dados atualizados do Instituto Robert Koch, o país germânico acumula agora um total de 6.809.622 infetados e 108.352 vítimas mortais da doença.
07h30 - Operações aéreas restringidas até 18 de janeiro de 2022 na Venezuela
A Venezuela voltou a restringir as ligações aéreas comerciais de passageiros, até o próximo 18 de janeiro de 2022, com as autoridades locais a apelarem às companhias aéreas e agentes de viagem a não venderem bilhetes para rotas não autorizadas. As restrições têm lugar em cumprimentos das diretrizes do Governo venezuelano "a fim de garantir a saúde os cidadãos que residem no país, através de políticas que permitam mitigar os efeitos ocasionados pela pandemia gerada pela covid-19".
07h23- Restaurantes portugueses em Macau ajudam a esquecer saudades no Natal
Os restaurantes portugueses em Macau querem ajudar a comunidade portuguesa, que não pode sair do território devido à covid-19, a esquecer as saudades de 'casa' neste Natal.
Recorde-se que Macau, que tem seguido a política de zero casos de covid-19, impõe quarentenas de regresso que podem chegar a 35 dias dentro de um quarto de hotel e não permite sequer a entrada a quem teve covid-19 nos últimos dois meses.
07h20 - Bom dia! Começa aqui mais um registo de atualização de informações sobre a pandemia da Covid-19. Para recordar o que de relevante aconteceu hoje consulte a peça de ontem aqui
Leia Também: Portugal regista mais 4.266 novos casos e 25 mortes por Covid-19
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com