Meteorologia

  • 17 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Coreia do Norte centra sessão do partido no desenvolvimento rural

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, presidiu à segunda sessão da reunião plenária do partido único do país e apresentou propostas para melhorar o desenvolvimento rural, noticiou hoje a imprensa oficial.

Coreia do Norte centra sessão do partido no desenvolvimento rural
Notícias ao Minuto

06:47 - 29/12/21 por Lusa

Mundo Coreia do Norte

"A reunião plenária tratou principalmente das tarefas mais urgentes para resolver adequadamente as questões rurais socialistas", indicou a agência de notícias oficial norte-coreana KCNA, sobre o encontro realizado na terça-feira, em Pyongyang.

Kim Jong-un apresentou "estratégias de desenvolvimento a médio e longo prazo e tarefas importantes para alcançar o grande objetivo do desenvolvimento rural em conformidade com as condições realistas e os requisitos da época", acrescentou a KCNA, sem especificar planos e objetivos específicos.

A discussão sobre desenvolvimento rural durante a sessão plenária ocorre num momento de dificuldades económicas no país.

Além de estar sob sanções e de um extremo confinamento devido à pandemia da covid-19, a Coreia do Norte sofreu catástrofes naturais que comprometeram a produção de cereais, essenciais para a sobrevivência dos 25 milhões de habitantes.

A Coreia do Norte iniciou, na segunda-feira, o plenário do oitavo Comité Central do Partido dos Trabalhadores, o quarto a ser convocado este ano, depois dos realizados em janeiro, fevereiro e junho.

A KCNA referiu que na "reunião prossegue a discussão das questões inscritas na ordem do dia" estabelecida na sessão inaugural, pelo que haverá pelo menos uma terceira sessão do plenário.

As autoridades norte-coreanas não adiantaram quanto tempo poderá durar o plenário, embora seja possível que termine na sexta-feira.

Observadores disseram esperar que o discurso de encerramento do líder inclua uma mensagem dirigida aos Estados Unidos, que propuseram uma reunião, este ano, para tentar reavivar as conversações de desnuclearização da península suspensas.

Contudo, Kim rejeitou a proposta, com o argumento de que a "política hostil" de Washington permanece intacta, mantendo o desenvolvimento contínuo de armas de destruição maciça.

Leia Também: Durante onze dias, é proibido rir na Coreia do Norte

Recomendados para si

;
Campo obrigatório