Espanha diagnosticou, nas últimas 24 horas, 100.760 infeções pelo novo coronavírus, registando assim novo recorde de casos diários (pelo nono dia consecutivo) desde o início da pandemia, à imagem do que está a acontecer noutros países, devido à disseminação da variante Ómicron, mais transmissível do que a anterior.
De acordo com os dados das autoridades sanitárias espanholas, registraram-se, no último dia, mais 78 mortes atribuídas à Covid-19.
A incidência a 14 dias subiu 147 pontos, situando-se agora em 1.508 casos por 100 mil habitantes. No total, desde o início da pandemia, Espanha reportou 6.133.057 contágios, 89.331 dos quais resultaram em morte.
A pressão hospitalar tem vindo a aumentar mas é contida, com a ocupação nas Unidades de Cuidados Intensivos (UCI) a ser de 19,1% (quatro décimas acima de terça-feira).
Actualización de datos de #COVID19https://t.co/wvL5EfRhf1
— Ministerio de Sanidad (@sanidadgob) December 29, 2021
Infografías y otros materiales sobre el coronavirus:https://t.co/kyYeapDC2N
¡Protégete y protege a los demás!#YoMeVacunoSeguro pic.twitter.com/DzXkxeAMku
As autoridades sanitárias espanholas e o governo acordaram hoje em reduzir o tempo de isolamento dos infetados com o novo coronavírus de 10 para sete dias. Em Portugal, a Madeira já decidiu também diminuir o isolamento, mas para cinco dias. A nível nacional, a Direção-Geral de Saúde admite estar "a avaliar" essa possibilidade.
Leia Também: AO MINUTO: Açores pensam reduzir isolamento; Incubação menor na Ómicron?