França decidiu suspender a regra que impedia britânicos a viver na União Europeia de atravessar o país de carro, a tempo das celebrações de passagem de ano.
Nos últimos dias, motoristas britânicos que desejavam regressar aos seus países de acolhimento atravessando a França estiveram impedidos de entrar no túnel do Canal da Mancha pelo lado britânico.
Depois de dois dias de confusão, o país decidiu assim suspender a restrição que impedia, por exemplo, um britânico a viver na Bélgica de se dirigir àquele país na sua viatura, através do Túnel do Canal da Mancha e atravessando a França.
A regra deixava de fora os britânicos a viver em França.
O recuo surge depois de o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico ter exigido "esclarecimentos urgentes ao governo francês".
Desde 18 de dezembro que a França tem limitado as entradas no território a quem tenha "motivos imperiosos" para o fazer. As novas regras geraram alguma confusão do lado do Reino Unido, mas também críticas de muitos cidadãos britânicos que dizem que se trata de um problema ligado ao Brexit "disfarçado" de restrições por causa da pandemia.
Leia Também: Covid-19: França bate novo recorde com 208 mil novos casos em 24 horas