Itália bateu esta quinta-feira um novo recorde de novos casos registados em 24 horas desde o início da pandemia. Tratam-se de 126.888 novos infetados, um novo máximo face ao registado esta quarta-feira: 98.020 casos.
Relativamente aos mortos, estes não aumentaram em proporção aos novos infetados. Esta quinta-feira registaram-se 156 óbitos, mais 20 quando comparados com os dados de quarta-feira que assinalaram 136 mortos.
Desde o início da pandemia, Itália já registou 5.981.428 casos e 137.247 mortes.
A taxa de positividade dos testes subiu de 9,5%, números de quarta-feira, para 11,03%.
Recorde-se que o país mudou ontem algumas das regras da quarentena perante o aumento de casos potenciado pela variante da Ómicron que tem registado.
Os vacinados com as duas doses há menos de quatro meses ou com a terceira dose da vacina contra a Covid-19 passam assim a não precisar de ficar em quarentena se tiverem tido contacto com um caso positivo.
A decisão foi tomada pelo conselho de ministros esta quarta-feira e muda as regras de quarentena até agora em vigor consoante o estado de vacinação das pessoas. De acordo com este novo decreto, quem tenha o esquema vacinal completo há menos de quatro meses (120 dias) ou já possua a terceira dose de reforço não necessitará de nenhum dia de quarentena, apenas precisará de usar máscara Ffp2 durante uma semana.
Já os não vacinados terão de cumprir uma quarentena mínima de 10 dias com teste negativo ou 14 caso não queiram realizar o teste.
Leia Também: Mais de 500 pessoas desembarcam na Sicília após duas semanas no mar