Enquanto o mundo ainda se debate para aumentar a população vacinada com a terceira dose da vacina contra a Covid-19, Israel já se prepara para a próxima fase: a vacinação com a 4.ª dose.
A administração da quarta dose inicia-se já esta sexta-feira, mas não será para todos.
Apenas os que tiverem sistema imunológico enfraquecido, os imunocomprometidos, poderão receber este segundo reforço da vacinação.
O diretor-geral do ministério da saúde, Nachman Ash, tem também em mãos a decisão de disponibilizar uma quarta dose para qualquer pessoa com 60 anos ou mais, bem como para os profissionais de saúde.
“Israel vai liderar a administração de uma quarta vacina ao povo israelita. A estratégia de Israel para superar o Ómicron é clara: quanto maior a onda, maior a proteção de que precisaremos para superá-la”, referiu Nachman Ash.
De referir que Nachman Ash tem estado a ponderar mais uma dose da vacina desde que, na semana passada, o conselho de especialistas da Covid-19 se pronunciou a favor de uma quarta dose. O diretor-geral do ministério da saúde decidirá pesando a opinião dos especialistas com os dados da África do Sul e do Reino Unido sobre gravidade da nova variante.
O número de novos casos diários em Israel continua a crescer à semelhança do que tem acontecido na maioria dos países.
Leia Também: Israel pondera apostar em contágio em massa já que Ómicron é menos grave