Pai e filho envolvidos no ataque ao Capitólio declararam-se culpados

Um homem e o seu filho, que participaram no ataque ao Capitólio, ocorrido em 06 de janeiro de 2021, declararam-se culpados da acusação de desordem civil e admitiram que empurraram forças policiais dentro da sede do Congresso norte-americano.

Notícia

© Getty Images

Lusa
06/01/2022 06:50 ‧ 06/01/2022 por Lusa

Mundo

EUA

Numa audiência que decorreu na terça-feira por videoconferência, pai e filho admitiram a culpa pelo crime que estão acusados, perante a juíza Dabney Friedrich, do Distrito de Columbia, notícia a agência AP.

Quer Daryl Johnson, do Estado de Iowa, de 51 anos, quer Daniel Johnson, do Estado de Minnesota, de 29 anos, divulgaram através das rede sociais a sua participação na invasão ao Capitólio nos dias a seguir ao ataque que causou cinco mortos.

No acordo de confissão assinado em 15 de dezembro, os dois homens admitiram que por volta das 14:20 de 06 de janeiro de 2021 entraram ilegalmente no Capitólio, através de uma janela partida e já dentro do edifício, subiram umas escadas e encontraram uma fila de policias.

"Juntamente com um grupo de outros invasores, Johnson e o seu filho enfrentaram as forças de segurança e empurraram os polícias para abrirem as portas da ala leste, permitindo a entrada de outros manifestantes que estavam do lado de fora", pode ler-se.

Pai e filho permaneceram dentro do Capitólio durante cerca de 26 minutos, tendo ainda subido as escadas até ao terceiro andar antes de saírem, pelo primeiro andar.

Apesar de enfrentaram uma pena de prisão até cinco anos e uma multa de 250.000 dólares, os documentos judiciários divulgados indicam que a acusação e os advogados de defesa concordaram com uma sentença de até seis meses de prisão e uma multa de 20.000 dólares.

A juíza que irá agora determinar a sentença vai considerar as posições de ambas as partes.

Os acusados concordaram que o ataque provou danos de cerca de 1,5 milhões de dólares na sede do Congresso dos Estados Unidos e cada um concordou em pagar dois mil euros de restituição.

Os dois aceitaram ainda serem entrevistados pelas forças de segurança sobre os momentos que se sucederam antes do ataque.

A sentença será lida em 12 de abril através de uma audiência por videoconferência e ambos os acusados estão em liberdade.

Os procuradores concordaram em retirar outras acusações, como conduta desordeira, entrada em prédio restrito ou manifestação em edifício do Capitólio.

Um dia após a invasão ao Capitólio, Daryl Johnson publicou nas suas redes sociais: "ontem foi o início da revolução".

Também Daniel Johnson publicou insultos a Joe Biden e divulgou ter sido, juntamente com o pai, um dos primeiros a entrar no edifício.

A 06 de janeiro de 2021, milhares de pessoas cercaram e várias centenas forçaram a entrada no Capitólio, quando os congressistas estavam a certificar o resultado das eleições presidenciais de novembro de 2020 e a vitória do atual Presidente, o democrata Joe Biden.

A invasão da sede do Congresso norte-americano aconteceu algumas horas depois do ainda Presidente Donald Trump (republicano) se ter dirigido a uma multidão composta por milhares de apoiantes, durante um comício realizado nas imediações da Casa Branca, e de ter defendido que estes nunca deveriam aceitar uma derrota, numa referência aos resultados das presidenciais de novembro de 2020.

Leia Também: HBO. Documentário conta-lhe o que ainda não sabe da invasão ao Capitólio

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas