Foram hoje anunciadas, pelo governo sueco, novas restrições para combater o aumento do número de casos de Covid-19. A partir de dia 12 de janeiro entrarão em vigor novas regras, incluindo o fecho obrigatório de restaurantes e bares às 23h00, o serviço de mesa obrigatório e o limite de oito pessoas por mesa a, pelo menos, um metro de distância.
A primeira-ministra da Suécia, Magdalena Andersson, acompanhada pela ministra da Saúde Lena Hallengren e pelos diretores-gerais da Agência de Saúde Pública e do Conselho Nacional de Saúde e Bem-Estar, afirmou que “sem dúvida que a situação se deteriorou. A propagação da infeção na Suécia está em níveis historicamente altos”, reforçando que “todos que podem trabalhar em casa devem fazê-lo”.
Os eventos públicos realizados em locais fechados com mais de 20 participantes apenas se poderão realizar se todos estiverem sentados em grupos de oito pessoas. Eventos públicos com mais de 50 participantes exigirão certificado da vacinação contra a Covid-19.
Embora a Agência de Saúde Pública tenha pedido ao governo que reintroduza o certificado da vacinação para adultos que viajem para a Suécia, um porta-voz do governo confirmou ao The Local que a decisão final ainda não foi tomada.
De recordar que a Suécia registou na semana passada o maior número diário de novas infeções por Covid-19 durante a pandemia e que o país tem a Lei de Doenças Transmissíveis da Suécia que exige que todos tomem “precauções razoáveis para conter a propagação de doenças infeciosas”.
Leia Também: Mais de 80% dos adultos da UE estão totalmente vacinados