Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

Linhagem BA.2 da Ómicron detetada em 57 países, revela OMS

Linhagem da variante Ómicron parece ser mais contagiosa, mas não mais grave do que a forma original.

Linhagem BA.2 da Ómicron detetada em 57 países, revela OMS
Notícias ao Minuto

23:13 - 01/02/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Coronavírus

A linhagem BA.2 da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2, que estudos indicam ser mais contagiosa do que a forma original - a BA.1 - e com capacidade de infetar pessoas vacinadas, já foi registada em 57 países, revelou esta terça-feira a Organização Mundial da Saúde (OMS).

A variante Ómicron foi detetada há cerca de dois meses em África e, segundo os dados analisados pela rede global de laboratórios GISAID, representa 93% das amostras colhidas durante o mês de janeiro. 

Apesar de as variantes originais, a BA.1 e a BA.1.1, representarem mais de 96% das sequências analisadas pela rede de laboratórios associada à OMS, há aumento “evidente” da linhagem BA.2.

“As sequências designadas como BA.2 foram submetidas ao GISAID por 57 países até ao momento”, explicou a OMS, acrescentando que, em alguns países, esta linhagem representa mais de metade dos casos Ómicron. 

Aos jornalistas, Maria Van Kerkhove, responsável técnica da OMS para a pandemia, afirmou que as informações sobre a linhagem BA.2 são limitadas, mas dados preliminares revelam um “ligeiro aumento na taxa de crescimento em comparação com a BA.1”.

Também hoje, um epidemiologista da OMS assegurou que apesar de ser mais contagiosa, a BA.2 não aparenta ser mais severa do que a sua forma original

Por cá, o  Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo (INSA) revelou que a linhagem foi detetada pela primeira vez em dezembro e que tem aumentado de frequência. No entanto, os últimos dados indiciam uma circulação comunitária reduzida

Leia Também: É prematuro para qualquer país "declarar vitória" ao coronavírus, diz OMS

Recomendados para si

;
Campo obrigatório