O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou esta segunda-feira que o impacto da pandemia de Covid-19 será visível durante décadas.
“O impacto da pandemia de Covid-19 sentir-se-á durante décadas, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Quanto mais se prolongar a pandemia, piores serão esses impactos”, considerou, em conferência de imprensa após uma reunião com os países da Commonwealth.
As consequências “devastadoras” da pandemia “vão muito além da própria doença”. “[A pandemia] agravou as desigualdades económicas, sociais e sanitárias em todo o mundo”, acrescentou.
O responsável frisou ainda ser “fundamental” que os países “colaborem ainda mais para ajudar os países a vacinar 70% da sua população até meados deste ano, a fortalecer os sistemas de saúde e a trabalhar numa recuperação económica inclusiva”.
Para os países da Commonwealth, onde apenas 42% da população conta com o esquema vacinal primário completo, ficaram estabelecidas sete prioridades: “Promover a saúde para todos, fortalecer a segurança sanitária mundial, promover ambientes saudáveis, melhorar a saúde dos grupos vulneráveis, reformar a aprendizagem permanente, construir uma associação de dados e criar espaço para a inovação”.
Leia Também: Diretor da OMS apela a mais colaboração em matéria de origem da Covid-19