"Impacto da pandemia de Covid-19 sentir-se-á durante décadas", diz OMS

As consequências “devastadoras” da pandemia “vão muito além da própria doença”, considera o diretor-geral da OMS.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/02/2022 11:25 ‧ 07/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Coronavírus

O diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou esta segunda-feira que o impacto da pandemia de Covid-19 será visível durante décadas. 

“O impacto da pandemia de Covid-19 sentir-se-á durante décadas, especialmente entre os grupos mais vulneráveis. Quanto mais se prolongar a pandemia, piores serão esses impactos”, considerou, em conferência de imprensa após uma reunião com os países da Commonwealth.

As consequências “devastadoras” da pandemia “vão muito além da própria doença”. “[A pandemia] agravou as desigualdades económicas, sociais e sanitárias em todo o mundo”, acrescentou.

O responsável frisou ainda ser “fundamental” que os países “colaborem ainda mais para ajudar os países a vacinar 70% da sua população até meados deste ano, a fortalecer os sistemas de saúde e a trabalhar numa recuperação económica inclusiva”.

Para os países da Commonwealth, onde apenas 42% da população conta com o esquema vacinal primário completo, ficaram estabelecidas sete prioridades: “Promover a saúde para todos, fortalecer a segurança sanitária mundial, promover ambientes saudáveis, melhorar a saúde dos grupos vulneráveis, reformar a aprendizagem permanente, construir uma associação de dados e criar espaço para a inovação”. 

Leia Também: Diretor da OMS apela a mais colaboração em matéria de origem da Covid-19

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas