No estado norte-americano de Nova Iorque, vai deixar de ser obrigatório o uso de máscara na maioria dos espaços públicos interiores, como é o caso dos escritórios e dos restaurantes, informa esta quarta-feira o The Wall Street Journal.
A governadora do referido estado terá assim optado por não renovar a regra anunciada no passado mês de dezembro, que impunha a utilização obrigatória de máscara nos já referidos locais, em contextos em que nem todas as pessoas estariam vacinadas contra a Covid-19. Em causa está uma regra que vai, deste modo, expirar já na quinta-feira.
Até ao momento, fica ainda por esclarecer se o executivo de Nova Iorque vai também abdicar da regra que obriga ao uso da máscara nas escolas públicas locais, a qual caduca dentro de duas semanas. Porém, segundo avança a rádio CBS, Kathy Hochul pretende manter essa exigência por mais algum tempo, devido à baixa taxa de vacinação existente entre as crianças em idade escolar.
A governadora nova-iorquina segue assim, em certa medida, o exemplo de outros estados democratas. Nova Jérsia, Califórnia, Connecticut, Delaware e Oregon anunciaram na segunda-feira as suas intenções de levantar a obrigatoriedade da utilização de máscara nas escolas e em outros locais públicos já nas próximas semanas, explica a Reuters.
Leia Também: EUA. Descoberta de Ómicron em animais gera preocupação sobre variantes