Japão estende medidas por mais 3 semanas em 13 regiões devido à Ómicron

O país tem estado a registar valores recorde no que toca ao número de casos e de óbitos diários.

Notícia

© Yuichi Yamazaki/Getty Images

Notícias ao Minuto
09/02/2022 20:21 ‧ 09/02/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Covid-19

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, avançou, esta quarta-feira, que as medidas de contenção da Covid-19, em vigor até domingo, serão alargadas durante mais três semanas em 13 regiões do país, devido à propagação da variante Ómicron.

Nesse sentido, as restrições passarão a estar vigentes até ao dia 6 de março em Tóquio e três das suas prefeituras vizinhas (Saitama, Chiba e Kanagawa), assim como em Gunma, Niigata, Gifu, Aichi, Mie, Kagawa, Nagasaki, Kumamoto e Miyazaki.

Além disso, Kochi será a 36.ª prefeitura a entrar em estado de ‘quase’ emergência, de sábado até 6 de março.

As medidas de contenção do estado de ‘quase’ emergência incluem a restrição do horário de restaurantes e de bares, recomendando-se ainda as deslocações desnecessárias entre regiões.

O governo anunciou ainda a criação de estabelecimentos hospitalares temporários em Tóquio e Osaka com mil camas, devido ao aumento de casos. Depois de uma reunião com Kishida, Yuriko Koike, governadora da capital, revelou que serão também adicionadas mais 660 camas ao sistema de saúde, através do uso de um hotel e de antigos estabelecimentos hospitalares. Por fim, serão criadas instituições de apoio a pessoas grávidas.

Ainda assim, o primeiro-ministro equacionou que a pressão hospitalar fará com que as restantes 21 prefeituras japonesas também vejam um aumento temporal nas restrições em vigor, decisão que será tomada na próxima semana.

Segundo a agência noticiosa Kyodo, o país deu conta de 97.877 contágios e 162 vítimas mortais desde ontem, um novo recorde de óbitos pelo segundo dia consecutivo.

Leia Também: Covid. Japão com mais 101.278 novos casos e 159 mortes, um novo recorde

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas