A Polícia Nacional espanhola, em articulação com os Mossos d’Esquadra, desmantelou uma rede de tráfico de droga internacional que se dedicava ao cultivo e venda de canábis. Foram ainda apreendidas 19 mil plantas e detidas sete pessoas.
Em comunicado, esta terça-feira divulgado, a autoridade espanhola refere que a operação diz respeito à segunda fase de uma investigação iniciada em setembro último, quando foram apreendidos 14 mil pés de canábis e detido o responsável pela plantação.
A rede era liderada por cidadãos albaneses e espanhóis, sendo que os primeiros eram responsáveis pelo envio do produto estupefaciente para toda Europa, enquanto os espanhóis facultavam toda a logística para se estabelecerem na Catalunha.
As duas fases da investigação culminaram na detenção de sete pessoas e no desmantelamento de duas grandes plantações de canábis nas províncias de Barcelona e Girona.
As plantações foram localizadas numa “região arborizada da Catalunha que, presumivelmente, seria administrada e protegida por uma organização criminosa de origem albanesa”, com ramificações em toda a Europa.
Foi ainda dado cumprimento a três mandados de busca às casas de três suspeitos espanhóis, nos quais foram apreendidos 3.500 pés de canábis, 28 quilogramas de vários estupefacientes, 1.200 euros em numerário, e vários instrumentos utilizados para a distribuição de estupefacientes.
Leia Também: Espanha. Desmantelada rede que lavava dinheiro através de criptomoedas