Temporal deixou 110 mortos e mais de 130 desaparecidos em Petrópolis

O número de mortos em Petrópolis após a tempestade que atingiu esta cidade brasileira localizada na região da serra do estado do Rio de Janeiro atingiu os 110, segundo balanço da Defesa Civil divulgado na tarde de hoje.

Notícia

© Lusa

Lusa
17/02/2022 20:38 ‧ 17/02/2022 por Lusa

Mundo

Petrópolis

A Polícia Civil também informou que há mais de 130 desaparecidos na cidade, que foi atingida por fortes chuvas na noite de terça-feira.

O grande volume de água provocou deslizamentos de terra, transbordou rios e destruiu casas e ruas em vários bairros.

Segundo os 'média' locais, a Defesa Civil está a pedir às pessoas para deixarem certos pontos de Petrópolis devido ao risco de mais deslizamentos de terra.

O portal de notícias G1 informou que já houve um deslizamento no bairro 24 de Maio, que provocou a retirada de pessoas daquela zona.

De manhã, a Defesa Civil emitiu um aviso de previsão de chuva forte para os períodos da tarde e da noite.

Cerca de 500 bombeiros trabalham nas buscas dos desaparecidos nos bairros atingidos.

Segundo a Secretaria estadual de Defesa Civil, 24 pessoas foram resgatadas com vida e outras 705 pessoas foram encaminhadas para os 33 pontos de apoio montados na cidade para atender os desalojados.

Além disso, muitos voluntários continuaram a escavar a lama que submergiu parte da cidade em busca de sobreviventes, mesmo após a chegada de centenas de bombeiros e outros socorristas profissionais.

Depois de ter visitado as áreas mais afetadas, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, anunciou o envio de mais máquinas para Petrópolis, de modo a intensificar os trabalhos de limpeza e buscas a sobreviventes.

O governo estadual destacou também que mais 600 homens foram contratados pela Prefeitura de Petrópolis para atuarem em conjunto com os operadores de maquinaria cedidos pelo governo regional.

A autoridade regional estimou que, no total, 200 equipamentos estão nas ruas em operação de limpeza e resgate.

Num comunicado enviado pela Secretaria de Comunicação, o Governo brasileiro informou que o Presidente do país, Jair Bolsonaro, que encerrou hoje uma viagem à Rússia e a Hungria, estará na sexta-feira em Petrópolis.

Bolsonaro vai sobrevoar as áreas mais afetadas, visitará o centro de operações do Governo Federal, montado no 32.º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, e participará numa reunião com o prefeito de Petropolis, Rubens Bomtempo.

Leia Também: Óbitos aumentam para 105 em Petrópolis. Há 134 pessoas desaparecidas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas