O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, confessou, esta segunda-feira, que os poderes de emergência ainda são necessários, visto que poderá haver um novo bloqueio como forma de protesto.
Após a manifestação feita por camionistas em Ottawa, capital do Canadá, o primeiro-ministro admitiu estar preocupado com possíveis futuras ameaças. "Este estado de emergência não acabou. Continuam a existir preocupações reais sobre os próximos dias", frisou.
Trudeau afirmou, segundo a Reuters, que há sinais de que alguns camionistas poderão estar a reagrupar-se fora da capital e poderão voltar para tentar reiniciar a manifestação que decorreu ao longo de três semanas e prejudicou o país em diversos setores.
Inicialmente, os manifestantes apenas reivindicavam o fim da vacinação contra a Covid-19 para motoristas de camiões que diariamente atravessam fronteiras, mas mais pessoas se juntaram acabando o protesto por unir pessoas contra Trudeau e o governo liberal minoritário.
O primeiro-ministro canadiano invocou a Lei de Emergências na segunda-feira passada, concedendo às autoridades poderes mais amplos para interromper as manifestações em Ottawa e os bloqueios em várias passagens fronteiriças entre o Canadá e os Estados Unidos da América.
Leia Também: Canadá. Polícia recupera quase totalidade do controlo da cidade de Otava