Japão. Sanções contra Rússia nos setores de semicondutores e financeiro

O Japão anunciou hoje novas sanções contra a Rússia face à invasão da Ucrânia, que abrangem o controlo das exportações de semicondutores e outros produtos usados para fins militares, bem como o congelamento de fundos de entidades financeiras russas.

Notícia

© Getty Images

Lusa
25/02/2022 08:06 ‧ 25/02/2022 por Lusa

Mundo

Ucrânia

"[...] Confirmamos que vamos responder em cooperação com a comunidade internacional. Consideraremos as respostas futuras em termos concretos, depois de avaliar a situação dos países relevantes e estabelecer uma comunicação e contactos eficazes com eles", disse o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, após uma reunião do Conselho de Segurança Nacional.

O governante apresentou hoje um novo leque de sanções contra Moscovo, que estão a ser implementadas em coordenação com G7 e surgem depois das já reveladas por Tóquio na quarta-feira.

"Dei instruções especialmente fortes nesta reunião sobre a importância de recolher informações de forma extensiva e proteger os nossos cidadãos", indicou.

Fumio Kishida exortou ainda o Presidente russo, Vladimir Putin, a "retirar as suas tropas" da Ucrânia e "cumprir o direito internacional", depois de ter participado na cimeira virtual do G7 para encontrar uma solução para a crise ucraniana.

Leia Também: Ucrânia. Von der Leyen agradece ao Japão partilha de gás face a escassez

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas