China organiza voos para retirar cidadãos da Ucrânia

A embaixada da China em Kiev disse hoje estar a organizar voos para retirar cidadãos da Ucrânia.

Notícia

© Reuters

Lusa
25/02/2022 07:54 ‧ 25/02/2022 por Lusa

Mundo

Ucrânia

A embaixada afirmou em comunicado que as condições na Ucrânia "deterioraram-se acentuadamente", mas não faz qualquer menção à invasão russa. Por outro lado, esclareceu que os passageiros devem ter um passaporte da China ou das regiões chinesas de Hong Kong ou Macau ou um "cartão de compatriota de Taiwan".

A embaixada não deu quaisquer detalhes sobre o local de partida dos voos de evacuação. Também não disse quando poderiam acontecer os voos 'charter', dizendo que a programação dependerá da "situação de segurança dos voos".

A missão diplomática chinesa sublinhou que os viajantes devem estar prontos para reagir rapidamente assim que os horários dos voos sejam anunciados.

A embaixada já tinha aconselhado anteriormente os chineses na Ucrânia a ficarem em casa e a colocarem uma bandeira chinesa nos seus veículos, se planeavam viajar longas distâncias.

A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar em território da Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocou pelo menos meia centena de mortos, 10 dos quais civis, em território ucraniano, segundo Kiev.

O Presidente russo, Vladimir Putin, disse que a "operação militar especial" na Ucrânia visa "desmilitarizar e desnazificar" o seu vizinho e que era a única maneira de o país se defender, precisando o Kremlin que a ofensiva durará o tempo necessário, dependendo dos seus "resultados" e "relevância".

O ataque foi de imediato condenado pela generalidade da comunidade internacional e motivou reuniões de emergência de vários governos, incluindo o português, e da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO), UE e Conselho de Segurança da ONU.

Leia Também: Embaixador no Japão pede ajuda à China para travar invasão russa

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas