Várias cidades ucranianas foram invadidas pelas tropas russas nos últimos dias e a cidade de Bakhmach, situada na região de Chernihiv, não foi exceção. Contudo, a população ucraniana não demonstra medo perante os soldados e aproxima-se dos ataques militares.
No vídeo acima, gravado no passado sábado na cidade de Bakhmach, no norte da Ucrânia, vê-se um homem a subir na frente de um tanque russo e os cidadãos ucranianos a gritar com os soldados enquanto formam uma espécie de barreira.
Este é um exemplo dos vários vídeos partilhados nas redes sociais onde é possível assistir a civis a tentar 'travar' o exército russo, neste caso, ainda na região de Chernihiv, conforme pode ver mais abaixo.
Recorde-se que o exército russo entrou na segunda maior cidade ucraniana, Kharkiv, no norte, e cercou duas cidades no sul da Ucrânia, Kherson e Berdiansk, no quarto dia da invasão do país. As autoridades ucranianas confirmaram que as tropas russas entraram este domingo em Kharkiv.
In the region of #Chernihiv, police along with local residents stopped a convoy of #Russian tanks. pic.twitter.com/unzwFD2u6l
— NEXTA (@nexta_tv) February 27, 2022
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já provocaram pelo menos 198 mortos, incluindo civis, e mais de 1.100 feridos, em território ucraniano, segundo Kiev. A ONU deu conta de 150.000 deslocados para a Polónia, Hungria, Moldávia e Roménia.
Leia Também: Zelensky admite negociar com russos mas recusa que seja Bielorrússia