Svyatoslav Vakarchuk, um músico e compositor ucraniano, vocalista da banda Okean Elzy, publicou, esta segunda-feira, um vídeo dirigido aos russos onde apela a que estes saiam à rua para travar o presidente Vladimir Putin.
"Os vossos filhos estão a ser mortos por Putin", sublinhou Vakarchuk ao longo do vídeo, que tem sido amplamente partilhado.
O músico pede aos russos que não se calem e ajudem a parar a guerra evitando o abismo para onde Putin, o "ditador louco", os está a empurrar.
O vídeo foi gravado em russo e publicado no Instagram, tendo sido elogiado pelo conselheiro do Ministério do Interior ucraniano, Anton Herashchenko.
Ver esta publicação no Instagram
"Este é um crime de guerra como nunca foi visto na Europa desde a II Guerra Mundial! O nome do criminoso é conhecido em todo o mundo. E vocês podem detê-lo. Sim! Vocês!", escreve na publicação que acompanha o vídeo.
"Saiam às ruas e exijam que o governo que escolheram pare com esta loucura e retire as tropas do território da Ucrânia. Esse medo é insignificante comparado ao abismo para o qual o louco ditador Putin está a levar todos vocês. (...) Apelo às mães russas - neste momento os vossos filhos estão a ser mortos por Putin. Todos os vossos filhos! Aqueles que ele [Putin] envia como 'carne' de canhão para a guerra, e aqueles de quem ele quase já tirou o futuro num mundo livre", continua.
"Têm uma última hipótese de salvar os vossos filhos, falem com eles! Que eles se recusem a lutar na Ucrânia! Não se tornem cúmplices silenciosos dos homicídios dos vossos filhos por criminosos do Kremlin!", acrescenta, concluindo ainda que "Putin está em guerra não só com a Ucrânia", mas também com a Europa e a civilização.
Leia Também: Estrela pop que luta contra russos mostra-se com roupa militar a cantar