Casal que está a passar a lua-de-mel a lutar pela Ucrânia faz apelo
Yaryna Arieva e Sviatoslav Fursin anteciparam o casamento para dia 24 de fevereiro, o primeiro dia da invasão russa, por medo de um "futuro incerto". Cinco dias depois lançam mensagem para o mundo: "Lembrem-se, estamos a lutar pela liberdade do mundo".
Mundo Guerra na Ucrânia
O casamento estava marcado para maio mas, Yaryna Arieva e Sviatoslav Fursin, um casal ucraniano, celebraram os votos no dia em que começou a invasão russa.
Não queriam esperar pois sabiam que a partir dos primeiros lançamentos de mísseis o futuro seria "incerto". A lua-de-mel está a ser agora a lutar pela Ucrânia.
Arieva e Fursin, ao sexto dia de casados e de invasão russa, fazem apelo ao mundo: pedem dinheiro, alimentos, armas, assistência médica e mais sanções à Rússia.
À CNN, os recém-casados afirmam só querer a paz, poder voltar a "beber um copo de vinho tranquilamente" e dizer a todos que "a guerra acabou, vencemos".
Fursin deixa ainda um alerta para o mundo. O jovem sublinha que a luta é de todos, "incluindo a Rússia e o povo russo" porque a luta não é só pela Ucrânia, é pela "liberdade do mundo".
Recorde-se que Yaryna Arieva e Sviatoslav Fursin casaram-se poucas horas depois da Rússia lançar a ofensiva militar contra a Ucrânia, na madrugada de dia 24 de fevereiro.
"A situação é difícil. Vamos lutar pela nossa terra", disse Arieva no dia 24 de fevereiro à CNN. "Talvez possamos morrer e, por isso, só queríamos estar juntos antes de tudo isso", admitiu ainda.
O casal, que se conheceu em outubro de 2019 num protesto no centro de Kyiv, decidiu casar após os primeiros ataques russos.
Leia Também: Casal passa 1.º dia de casamento a recolher armas para defender a Ucrânia
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com