Ucrânia alerta que Europa está "à beira de um desastre nuclear"
Russos estarão próximos da central nuclear de Zaporizhzhia.
© Getty Images
Mundo Ucrânia/Rússia
O governo ucraniano intensificou os alertas sobre a possibilidade de um desastre nuclear na Ucrânia, dada a ofensiva russa em torno de Enerhodar, onde se localiza a central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa.
O porta-voz do ministério do Interior da Ucrânia, Anton Gerashchenko, afirmou numa publicação no Facebook que "por causa da loucura de Putin, a Europa está novamente à beira de um desastre nuclear".
Segundo o governo, os ataques da Rússia poderão atingir a infraestrutura da central nuclear, especialmente os equipamentos essenciais para assegurar a integridade da de Zaporizhzhia.
Se os russos atacarem a central, alerta Gerashchenko, há a possibilidade de "haver um acidente como a central nuclear de Chernobyl ou a central nuclear Fukushima".
"Generais russos - acordem! Não criem as condições para um novo Chernobyl! A radiação não conhece as nacionalidades e não poupa ninguém!", exclamou o porta-voz.
Os ucranianos já tinham alertado no início da invasão que o movimento de tropas russas em Chernobyl provocou um crescimento das poeiras radioativas no ar. A Rússia terá tomado a central, palco do maior desastre nuclear de sempre em 1986, e terá mantido os responsáveis pela segurança da infraestrutura como reféns.
[Notícia atualizada às 09h27]
Leia Também: NATO não eleva níveis de alerta nuclear, diz secretário-geral
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com