China desmente Trump sobre negociações comerciais com Estados Unidos

A China voltou hoje a negar estar em negociações com os Estados Unidos sobre as tarifas, desmentindo os comentários do Presidente norte-americano, Donald Trump, na sexta-feira.

Notícia

© Lusa

Lusa
26/04/2025 06:40 ‧ há 7 horas por Lusa

Mundo

China

"Não houve consultas ou negociações entre a China e os Estados Unidos sobre questões tarifárias, muito menos um acordo", disse a embaixada chinesa em Washington, num comunicado publicado na plataforma de mensagens WeChat.

 

As afirmações norte-americanas de que está em curso um diálogo sobre as tarifas "são enganadoras", acrescentou a representação diplomática chinesa.

"Se os Estados Unidos querem realmente resolver o problema através do diálogo, devem primeiro corrigir os seus erros, deixar de ameaçar e pressionar os outros e abolir completamente todas as medidas tarifárias unilaterais tomadas contra a China", lê-se no comunicado.

Numa entrevista publicada na sexta-feira pela revista Time, o presidente norte-americano disse que estavam em curso discussões entre os dois países para tentar chegar a um acordo e sugeriu que o processo poderia estar concluído nas próximas semanas.

Referiu, além disso, ter falado ao telefone com o homólogo chinês, Xi Jinping, sem no entanto especificar quando ou qual o conteúdo da conversa.

"Ele telefonou. E não acho que isso seja um sinal de fraqueza", disse o dirigente norte-americano.

O Ministério do Comércio chinês já tinha negado na quinta-feira que estivesse a levar a cabo negociações económicas ou comerciais com Washington.

O presidente norte-americano decidiu impor sobretaxas de 145% a certos produtos importados da China. Em resposta, Pequim impôs sobretaxas de 125% sobre os produtos provenientes dos Estados Unidos.

Leia Também: China promete estabilizar economia face ao impacto da guerra comercial

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas