A televisão independente russa TV Rain foi fechada pelo Kremlin na quinta-feira, à medida que o regime russo oprime e silencia todos os média independentes e críticos de Vladimir Putin e da guerra.
Mas a televisão saiu de cabeça erguida, terminando a emissão com um protesto simbólico e transmitindo o icónico ballet de Tchaikovsky, 'O Lago dos Cisnes'.
A escolha remete para um protesto semelhante em agosto de 1991, quando os média russos não puderam transmitir notícias sobre o golpe de Estado falhado contra o governo de Mikhail Gorbatchev.
Como alternativa, as televisões passaram o ballet do compositor russo durante três dias consecutivos.
A TV Rain seguiu o exemplo, com os jornalistas e funcionários a saírem do estúdio em direto, dando lugar a uma mensagem a dizer "não à guerra" e, logo a seguir, uma prestação da peça de 1991.
A utilização de uma peça de Tchaikovsky tem outra nuance - intencional ou não. O regime russo é também conhecido pelos seus ataques aos direitos da comunidade LGBT+ (Putin chegou a dizer que a homossexualidade era um "distúrbio sociocultural") e cartas descobertas em 2018 do compositor provaram que este era homossexual, com os textos a explicarem, segundo o The Guardian, as suas paixões ardentes e proibidas.
Piotr Ilyich Tchaikovsky, um dos grandes nomes da música clássica russa, um país com um vasto leque de compositores mundialmente aclamados como Rachmaninoff, Prokofiev, Stravinsky, Scriabin, entre muitos outros..
A TV Rain já tinha sido restringida das televisões pelo Kremlin há alguns anos e mantinha a transmissão online, mas a recente purga de órgãos de comunicação social independentes obrigou-a mesmo a fechar as portas.
Os média russos têm sido um dos palcos de confrontos entre a Rússia e o Ocidente, com órgãos estatais como a Sputnik e a Russia Today a serem bloqueados pela União Europeia. Como resposta, a Rússia restringiu o acesso à BBC, ao Deutsche Welle, entre outros.
Leia Também: Redes sociais e media independentes parcialmente inacessíveis na Rússia