Ucrânia. MNE acusa soldados russos de violar mulheres ucranianas
O ministro ucraniano dos Negócios Estrangeiros afirma que são "muitos" os casos "de soldados russos a violar mulheres em cidades ocupadas".
© Lev Radin/Pacific Press/LightRocket via Getty Images
Mundo Guerra na Ucrânia
O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, acusou, esta sexta-feira, os soldados russos de violarem “mulheres em cidades ucranianas ocupadas”.
“Quando bombas caem nas nossas cidades, quando os soldados violam mulheres em cidades ocupadas e, infelizmente, temos muitos casos de soldados russos a violar mulheres em cidades ocupadas, é claro que é difícil falar sobre a eficácia do direito internacional”, afirmou Kuleba num briefing em Londres, no qual participou através de videoconferência, citado pela agência de notícias AFP.
“Contudo, é a única ferramenta que temos para garantir que, no final, todos os que fizeram esta guerra possível enfrentarão a Justiça e que a Federação Russa, como país que cometeu um ato de agressão, também será responsabilizada”, acrescentou.
O ministro pediu ainda ao ex-primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, também presente na reunião, a criação de um tribunal criminal especial para julgar os “crimes de agressão” cometidos pelo presidente russo, Vladimir Putin.
Na quarta-feira, após o apelo de dezenas de países, o Tribunal Penal Internacional anunciou que abriu uma investigação aos alegados crimes de guerra russos.
Leia Também: AO MINUTO: Ataque aéreo faz 7 mortos; Míssil falha residência de Zelensky
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com