Num cenário desvastador, dezenas de famílias prestaram homenagem a Serge Zevlever, um facilitador de adoção ucraniano-americano, fundador da 'Hand of Help in Adoption', uma organização que ajuda centenas de crianças ucranianas com necessidades especiais a encontrar pais adotivos nos Estados Unidos da América e noutros países.
Zevlever optou por não abandonar a Ucrânia, acabando baleado e morto em dois dias depois de a Rússia ter atacado Kyiv. Jessica Aubert, de 36 anos, CEO da organização sem fins lucrativos 'Yaqar Project', ficou a saber da morte do amigo no dia 27 de fevereiro.
Aubert, uma mãe que Zevlever ajudou a adotar um menino de Odesa na Ucrânia em 2017, comentou que ele "parecia intimidador no início, mas era um conselheiro incrível", acrescentando: "Em cinco minutos, pudemos ver que todo o seu coração e paixão eram dedicados a garantir que nenhuma criança se sentia esquecida”.
Nathan Wolfe, um nova-iorquino que adotou dois meninos da Ucrânia por meio da 'Hand of Help in Adoption', admitiu que Serge “passou a vida a trabalhar para unir órfãos e famílias”, revelando: “Dois dos nossos meninos estão vivos e prosperando hoje por causa do trabalho que ele fez”.
Nancy Cunningham Thornell, co-fundou a 'Hand of Help in Adoption' com Zevlever em 2014, e confessou que "ele estava sempre a trabalhar, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, salientando que "o seu coração esteva sempre envolvido com as crianças”.
Segundo Nancy, a notícia da sua morte foi recebida com uma onda de tristeza e amor. “Não sei o que vamos fazer agora. Serge era uma pessoa única que sabia de tudo e iria lutar por estas crianças. Vai ser muito difícil ocupar o lugar dele porque ele foi incrível".
Leia Também: Ucrânia divulga vídeo onde mostra abate de helicóptero russo