Um menino ucraniano de 11 anos de idade saiu da Ucrânia, atravessando a fronteira com a Eslováquia, sozinho, apenas carregando um saco de plástico, o seu passaporte e um número de telefone grafado na mão.
A informação foi confirmada pelas autoridades policiais locais à AFP. "O menino chegou sozinho vindo de Zaporizhzhia, porque os seus pais tiveram de ficar na Ucrânia", disse a porta-voz da polícia, Denisa Bardyova.
A criança, que chegou à Eslováquia no sábado, foi acolhida por uma equipa de voluntários, que lhe deram água e comida.
Mais tarde, os familiares do menino na Eslováquia vieram buscá-lo e levaram-no para a capital, Bratislava.
This 11-year-old boy from Zaporizhia came to Slovakia alone, with one plastic bag, a passport, a telephone number written on his hand and a piece of paper with details hidden in his coat.
— Visegrád 24 (@visegrad24) March 5, 2022
He is now safe with Slovak volunteers.
🇸🇰🇵🇱 pic.twitter.com/SrnGF9meZU
A mãe da criança, Yulia Pisetskaya, explicou através das redes sociais, de acordo com a mesma agência, que teve que ficar na Ucrânia por causa da sua progenitora, que tem necessidades especiais.
Yulia deixou, ainda, um agradecimento à polícia eslovaca. "Estou muito grata por terem salvado a vida do meu filho. (...) No vosso pequeno país, há pessoas com corações grandes", disse.
A polícia eslovaca indicou, também através das redes sociais, que a criança "conquistou o coração de todos com o seu sorriso, a sua coragem e determinação, dignas de um verdadeiro herói".
Recorde-se que a invasão da Ucrânia já provocou, segundo a Organização das Nações unidas (ONU) mais de 1,5 milhões de refugiados, sendo que a Polónia recebeu mais de 800.000 mil ucranianos em fuga, enquanto os restantes foram acolhidos pela Roménia, Hungria e Eslováquia, no que diz respeito à UE.
Leia Também: AO MINUTO: NATO autoriza envio de jatos; TV e rádio cortados em Kharkiv