Meteorologia

  • 04 NOVEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 20º

Pomba branca pousa na mão de padre que ajuda na evacuação de Kharkiv

Jornalista ucraniana partilhou momento em que a ave pousou na mão do padre sorridente.

Em tempos de guerra, a paz é o bem mais precioso. Uma pomba branca, um dos símbolos da paz, decidiu pousar na mão de um padre que está a ajudar a retirar civis de Kharkiv. No vídeo acima é possível ver o padre sorridente com a pomba na mão. 

Foi Daria Kaleniuk, uma jornalista ucraniana, quem decidiu partilhar este momento na rede social Twitter.

"Uma pomba branca pousou na mão de um padre que está a ajudar a retirar civis de Kharkiv. O bem vencerá o mal, a luz vencerá as trevas", escreve a jornalista. 

Kaleniuk foi notícia a semana passada por ter acusado Boris Johnson de ter medo de agir perante a ofensiva militar que o presidente russo Vladimir Putin lançou sobre a Ucrânia na madrugada do dia 24 de fevereiro. A jornalista, em lágrimas, confrontou o primeiro-ministro britânico na Polónia após ter conseguido fugir de Kyiv.

Daria Kaleniuk manifestou a sua revolta em frente ao primeiro-ministro britânico, exigindo que este implementasse uma zona de exclusão aérea sob a Ucrânia visto que há mulheres e crianças a morrer vítimas dos bombardeios lançados pela Rússia. 

Recorde-se que a Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar contra a Ucrânia sob pretexto de querer "desnazificar" o país.

De acordo com as autoridades de Kyiv, a guerra, que já conta com 12 dias de destruição, já fez mais de 2.000 mortos entre a população civil e terá já provocado 11 mil baixas entre os soldados russos, informação que o Kremlin não confirma. 

Os ataques provocaram também a fuga de mais de 1,5 milhões de pessoas para os países vizinhos, de acordo com a ONU, e estima-se que esse número possa vir a aumentar tornando-se esta a maior crise de refugiados na Europa nos últimos anos. 

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Jornalista em lágrimas confronta Boris Johnson: "A III Guerra já começou"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório