A nomeação foi anunciada no boletim diário da Santa Sé
O novo bispo já liderava a diocese na qualidade de administrador apostólico desde fevereiro de 2021, substituindo Luiz Fernando Lisboa.
Antes de rumar a Pemba, António Juliasse Ferreira Sandramo desempenhava as funções de bispo auxiliar de Maputo.
Desde que passou a liderar a diocese, o novo bispo tem apontado a violência armada em Cabo Delgado como uma das suas principais preocupações.
"A província de Cabo Delgado continua com o mesmo quadro: a insegurança ainda é grande apesar da presença de militares estrangeiros", referiu numa das suas mais recentes intervenções, durante uma conferência sobre o tema em dezembro.
O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.
Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, mas a fuga destes tem provocado novos ataques nalguns distritos usados como passagem ou refúgio temporário.
Leia Também: Moçambique aprova 373 mil euros para afetados por desabamento de lixeira